Tempo
|
A+ / A-

OE 2020. “Vamos pagar mais impostos indiretos”, avisa economista

16 dez, 2019 - 11:31 • Marta Grosso , Miguel Coelho

João Duque esteve nas Três da Manhã para analisar o Orçamento do Estado para o próximo ano. O documento foi aprovado no sábado e já foram desvendadas algumas medidas.

A+ / A-

O economista João Duque alerta para o aumento expectável de mais impostos indiretos em 2020.

“Lendo o documento – pelo menos na sua versão de esboço inicial – não há um alívio significativo da carga fiscal”, afirma na Renascença, apesar de as famílias serem “bafejadas num aumento de rendimento”.

“Nós vamos continuar a pagar impostos expectavelmente através de mais impostos indiretos sobre o consumo e não sobre o rendimento direto”, prevê o economista.

João Duque esteve no programa As Três da Manhã no dia em que o Governo entrega na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.

O documento foi aprovado no sábado em Conselho de Ministros extraordinário e algumas das medidas já foram desvendadas. Por exemplo, um reforço na saúde e aumentos de 0,3% para a função pública. Os pensionistas vão ter um aumento de 0,7%. Quanto às empresas, há algumas mexidas no IRC.

O OE 2020 será entregue pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, mas não é conhecida a hora prevista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    16 dez, 2019 Aljezur 22:52
    Quando é que profs de Ed. Física é que pagarão imposto por consumo excecivo de O2, e restantes desportistas e alunos até aos 25 anos? É importante, consomem excessivamente O2 e libertam excessivamente CO2, uma fonte de receitas dessas não se pode desperdiçar, em nome das normas ambientais o Centeno tem de ser "mais esperto". 💾💰📈⤵️🇻🇪⏬🦆🦆🦆💯🧛‍♂️🐔🐔🐔💣💥📉⚰️
  • Americo Anastacio
    16 dez, 2019 Leiria 12:24
    Bom dia. É a marca deste governo. Tributar o consumo. Tanto paga o rico como paga o pobre. Aumentos........Aumentos.......Aumentos...........

Destaques V+