Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brindisi

Cidade italiana evacuada para desativar bomba da Segunda Guerra Mundial

15 dez, 2019 - 13:16 • Sofia Freitas Moreira e Redação

Mais de 50 mil pessoas foram retiradas das suas casas naquela que foi a maior operação do género de sempre no país. A bomba deixada pelos britânicos, em 1941, já foi desativada.

A+ / A-

Cerca de 54 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas neste domingo de manhã, enquanto especialistas desarmavam uma bomba datada da Segunda Guerra Mundial. A operação decorreu em Brindisi, uma cidade no sul da Itália, com cerca de 87.800 residentes.

A bomba, com um metro de comprimento e 40 quilos de dinamite no seu interior, foi encontrada por acaso, durante trabalhos de renovação num cinema local. Estima-se que tenha sido ali deixada pelo Reino Unido, em 1941.


De acordo com o jornal italiano “Corriere della Sera”, trata-se da maior operação de sempre de evacuação pacífica em Itália . Mais de 60% dos residentes de Brindisi

tiveram de abandonar a “zona vermelha” – um raio de 1.617 metros do local onde a bomba foi encontrada.

Especialistas das forças militares e dos bombeiros extraíram o pavio da bomba histórica em 40 minutos. Segundo os jornais locais, a bomba foi desativada com sucesso e será levada para uma pedreira local na segunda-feira.

Mais de mil agentes policiais e 250 voluntários foram mobilizados para garantir que a área estava livre e para vigiar os acessos à cidade.

O aeroporto da cidade, a estação de comboios, dois hospitais e uma prisão foram encerrados e evacuados, como parte da operação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+