RR
|
A+ / A-

COP 25

Brasil está a bloquear o acordo sobre o clima

15 dez, 2019 - 09:19 • José Pedro Frazão , com redação

Dois dias depois do prazo final, ainda decorrem as negociações em Madrid. As ONG são implacáveis e falam de um fracasso total.

A+ / A-

As negociações para chegar a um acordo sobre o clima continuam em Madrid, sem fim à vista.

Ao que a Renascença apurou quem está agora a bloquear o consenso é o Brasil.

O prazo para o fim da cimeira COP 25 era sexta-feira passada. Sem ter sido alcançado um acordo, mantiveram-se reuniões à porta fechada durante a noite e fez-se um novo plenário, na esperança de se chegar a um documento final satisfatório no sábado de manhã. Esse novo prazo foi-se estendendo ao longo do dia e ao final da noite já se falava no prazo limite de 2h30, na madrugada de domingo.

Contudo, nem isso bastou e este domingo de manhã continuam os trabalhos em Madrid. As organizações não-governamentais falam num “desastre total” e dizem que nunca viram um desacerto tão grande entre os ativistas e os decisores. Vozes de dentro do plenário falam num cenário caótico não só pelo desacordo entre as delegações, mas também pela confusão prática que chega ao ponto de os participantes não saberem onde localizar os documentos a discussão.

As negociações continuam agora em contrarrelógio para evitar o fracasso absoluto desta cimeira que estava inicialmente marcada para o Chile mas acabou por ser alterada para Madrid.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.