Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Adeptos do FC Porto agredidos por "casuals" do Feyenoord após o jogo

13 dez, 2019 - 19:46 • João Pedro Barros , Eduardo Soares da Silva

Holandeses ameaçaram portistas com paus e garrafas, após o apito final do encontro da Liga Europa. PSP confirma pelo menos uma queixa.

A+ / A-

Mal soou o apito final do FC Porto-Feyenoord desta quinta-feira, Tiago C. e mais duas pessoas, todos adeptos azuis e brancos e identificados com as cores do clube, dirigiram-se para o carro, estacionado na Avenida 25 de abril, a pouco mais de 500 metros do Estádio do Dragão. Foi aí que foram confrontados com um grupo de alegados adeptos holandeses, vestidos de negro e armados com paus e garrafas.

“Íamos a caminho do carro e quando demos por ela éramos seguidos por um grupo de cerca de 30 elementos. Percebemos que eram holandeses pela voz e pela fisionomia. Começaram a correr na nossa direção na procura de confronto. Já não houve tempo de entrar no carro”, conta Tiago à Renascença.

Como o jogo tinha terminado há poucos minutos, havia um reduzido número de pessoas nas imediações e o grupo ter-se-á tornado um alvo óbvio. Pela cronologia dos acontecimentos, estes holandeses não terão assistido ao encontro no Estádio do Dragão, o que poderá ter acontecido com vários grupos entre os cerca de 3.000 adeptos do clube que viajaram para Portugal.

A indumentária escura é caraterística dos grupos de “casuals”, que usam roupa que não os identifica com os clubes que apoiam, assim como camisolas de capuz e bonés.

Tiago apresentou queixa na PSP e sofreu ferimentos ligeiros, que comprovou no Instituto de Medicina Legal do Porto. Umas das pessoas que o acompanhava sofreu ferimentos numa mão. O carro ficou com várias amolgadelas e riscos. Os alegados agressores acabaram por ser pôr em fuga com a chegada de mais adeptos do FC Porto e a passagem de outras viaturas.

Dois dias de desacatos

À Renascença, fonte da PSP confirmou uma queixa no final do encontro por agressão, mas sem que tenha sido identificado algum suspeito ou tenha havido alguma detenção.

Antes do encontro, no exterior do Estádio do Dragão, houve desacatos com adeptos do Feyenoord, que obrigaram mesmo ao disparo de tiros para o ar. Na véspera e madrugada de quinta-feira, a PSP identificou ainda 27 apoiantes do clube de Roterdão.

Dos 27 holandeses identificados, 15 envolveram-se em distúrbios num bar, cinco provocaram danos num estabelecimento de restauração e sete foram indiciados por tentativa de participação em rixa, segundo a PSP.

Inicialmente, o Feyenoord estava proibido pela UEFA de vender bilhetes aos seus adeptos, devido ao mau comportamento na partida em que defrontaram os suíços do Young Boys, em Berna. No entanto, na terça-feira, o castigo foi suspenso durante um ano, o que permitiu a viagem de milhares de adeptos para Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    13 dez, 2019 22:17
    Destes estrangeiros, que vieram para Portugal causar distúrbios ao abrigo do acordo Schengen, a escumalha racista não fala. Porque será?

Destaques V+