Tempo
|
A+ / A-

ARS de Lisboa confirma falta de vacinas contra a gripe

13 dez, 2019 - 08:29 • Redação com Lusa

O PSD quer explicações do Governo e que a ministra peça "desculpa aos portugueses e a estas pessoas mais frágeis".

A+ / A-

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admite que houve uma rutura de 'stock' da primeira tranche de vacinas contra a gripe, há duas semanas, tendo a mesma "esgotado a nível nacional".

Segundo a mesma fonte, "o Serviço Nacional de Saúde [SNS] procedeu à aquisição de uma segunda tranche de vacinas, entretanto já recebidas", tendo a região da Lezíria do Tejo já sido abastecida e a região do Médio Tejo começado a receber.

A ARSLVT deu ainda conta de que "mais vacinas vão ser entregues" hoje na região do Médio Tejo, "sendo distribuídas conforme solicitação e especialmente direcionadas para os lares de idosos, onde as mesmas estavam em falta".

"Neste momento não há rutura nem falta de vacinas na área de abrangência da ARSLVT", assegurou à Lusa.

O esclarecimento surge depois de Duarte Marques, deputado eleito por Santarém, ter denunciado que os utentes de muitos lares de idosos do distrito não tinham ainda sido vacinados, por falta de vacinas. “O PSD estranha que outros grupos tenham tido acesso e aqueles que a DGS recomenda que sejam os primeiros não a tenham tomado. É inaceitável, inédito e preocupante. Só espero que não venha a ter consequências graves para estas pessoas”, declarou à Renascença.

Segundo o PSD, "milhares de idosos" estão sem vacina contra a gripe, tendo o partido exigido explicações ao Governo.

Nas perguntas dirigidas à ministra da Saúde, Marta Temido, é pedida a "resolução imediata deste problema" e "explicações sobre as razões que levaram a DGS, ao contrário do habitual, a não dar a habitual prioridade aos idosos que estão em lares de IPSS [instituições particulares de solidariedade social] ou Misericórdias".

O PSD refere que o problema "poderá não ter estado na escassez de vacinas, mas, sim, no planeamento deficiente por parte do Ministério da Saúde e na falta de respeito pela priorização de grupos de risco".

Segundo Duarte Marques, “o PSD quer, sobretudo, que se processe a vacinação o mais rápido possível e espera que a ministra venha pedir desculpa aos portugueses e a estas pessoas mais frágeis. Sabemos que é a camada da sociedade que mais sofre quando há frio e as consequências não têm sido boas nos últimos anos”.

Os serviços públicos de saúde tiveram este ano disponíveis 1,4 milhões de doses de vacina da gripe para dar gratuitamente à população-alvo da vacina, como idosos e institucionalizados.

As autoridades da saúde recomendam a vacinação contra a gripe, sobretudo em pessoas a partir dos 60 anos e em doentes crónicos e vulneráveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+