Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Negociação muito complexa". Cimeira do Clima tenta acordo em contrarelógio

13 dez, 2019 - 19:50 • José Pedro Frazão, em Madrid, com redação

Um dos pontos centrais de desacordo tem sido a regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, o que prevê a criação de um mercado de carbono.

A+ / A-

A Cimeira do Clima de Madrid (COP25) termina esta sexta-feira. O encontro vai prolongar-se até altas horas da noite para tentar alcançar um acordo, nomeadamente sobre a criação de um novo mercado de carbono.

Um dos pontos centrais de desacordo diz respeito à regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, o que prevê a criação deste mercado.

Num ponto da situação aos jornalistas, o coordenador da presidência da COP25, Andrés Landerretche, explica que esta é uma "negociação muito complexa" e que os participantes vão “tentar um acordo até ao limite".

O coordenador da presidência da COP diz que o mercado de carbono é uma "prioridade da conferência". Os negociadores vão agora "limpar o texto" de uma negociação "muito complexa".

Muitas organizações não-governamentais (ONG) consideram que é melhor não haver um acordo sobre o mercado de carbono do que ter um acordo mau.

"Não queremos ter um mau acordo. Se houver um acordo, é porque é bom", assegura Andrés Landerretche.

"Estou confiante num acordo, mas se calhar pode até ser um acordo na generalidade sobre o artigo 6, deixando os aspetos mais técnicos para sessões a organizar entre conferências. Mas não é um cenário que queremos para já considerar", sublinha.

A Cimeira do Clima vai prolongar-se pela noite e, eventualmente, pelas primeiras horas de sábado. “A partir de certa altura teremos mesmo que parar", admite o coordenador da presidência da COP25.

Os mecanismos de compensação por perdas e danos sofridos por países afetados pelas alterações climáticas e a revisão periódica dos objetivos nacionais de redução de emissões são os dois outros grandes assuntos em discussão para serem vertidos numa declaração final.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+