Tempo
|
A+ / A-

Câmara dos Representantes aprova duas acusações contra Trump

13 dez, 2019 - 17:54 • Reuters

O próximo passo é a votação no plenário, mas mesmo que o Presidente seja destituído o processo deverá ser travado no Senado.

A+ / A-

A Câmara dos Representantes aprovou esta sexta-feira duas acusações contra Donald Trump, em mais um avanço no processo de destituição do Presidente.

O processo de destituição deriva da alegada tentativa de Trump de pressionar as autoridades da Ucrânia a investigar o seu rival político Joe Biden.

A decisão foi tomada na Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes, com 23 votos a favor e 17 contra.

Para além da acusação de abuso de poder na pressão à Ucrânia Trump foi também acusado formalmente de ter tentado obstruir as tentativas da Câmara dos Representantes de levar a cabo uma investigação sobre o assunto.

O próximo passo no processo é a votação no plenário. Se, como se espera, a maioria votar pela destituição, Donald Trump será o terceiro Presidente dos Estados Unidos a ser destituído. Contudo, uma vez que os republicanos têm maioria no Senado, é certo que a destituição será travada nessa câmara, no início do ano de 2020.

O presidente da Comissão Judiciária, Jerry Nadler, afirmou que este é um dia triste. “Hoje é um dia solene e triste. Pela terceira vez em pouco mais de um século e meio, a Comissão Judiciária aprovou artigos de destituição contra o Presidente.”

Do lado dos republicanos o sentimento de tristeza confirma-se, mas com outro sentido. “Um embuste triste e ridículo na Câmara dos Representantes”, disse Lindsey Graham. “Isto tem de acabar e depressa”, concluiu, numa mensagem escrita no Twitter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+