Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovem americano despista-se e é "salvo" pela Siri

12 dez, 2019 - 12:36 • Redação

Gael Salcedo despistou-se e, na impossibilidade de encontrar o seu telemóvel, utilizou o mecanismo de voz disponibilizado pela Apple para pedir socorro.

A+ / A-

Gael Salcedo, um jovem americano de 18 anos, estava a caminho da faculdade, no estado do Iowa, nos Estados Unidos, quando perdeu o controlo do automóvel em que seguia, acabando afundado num rio gelado.

Perante a situação de risco de vida e sem conseguir encontrar o telemóvel, Salcedo lembrou-se de recorrer à Siri – a ferramenta da Apple que funciona por controlo de voz – pedindo-lhe que ligasse para o 911, o número de emergência americano, equivalente ao português 112.

O jovem, citado pela imprensa internacional, admite que depois de perceber que estava dentro de um carro, em vias de se afundar, sujeito a temperaturas muito baixas e sem localizar o telemóvel, só conseguia pensar que iria morrer.

Este cenário foi evitado pela rápida ação das equipas de socorro, que após a chamada se dirigiram, de imediato, ao local e ao perceber que a corrente do rio estava a impedir a abertura das portas do carro, puseram em marcha um plano de resgate eficaz.

Após ser assistido no hospital, o jovem teve alta, ainda no próprio dia.

Todos os envolvidos na situação reconheceram que a rapidez com que o pedido de socorro foi efetuado permitiu evitar cenários mais complexos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+