Tempo
|
A+ / A-

Dia Mundial da Paz. Papa apela ao diálogo, reconciliação e conversão ecológica

12 dez, 2019 - 11:18 • Aura Miguel

Francisco lembra o perigo do nuclear e defende passagem da cultura da ameaça para "cultura do encontro".

A+ / A-

A paz como caminho de esperança implica “Diálogo, Reconciliação e Conversão ecológica”. É o apelo do Papa na mensagem divulgada para o Dia Mundial da Paz de 2020.

Francisco recorda que não se pode “manter a estabilidade no mundo através do medo”, nem do equilíbrio instável, “pendente do abismo nuclear e fechado dentro dos muros da indiferença”.

Referindo-se à recente experiência vivida em Hiroshima e Nagasáqui e ao testemunho dos sobreviventes “que mantêm viva a chama da consciência coletiva, testemunhando às sucessivas gerações o horror daquilo que aconteceu”, Francisco pede maior diálogo e vontade política “sem exclusões, nem manipulações” e um maior “respeito pela casa comum, pelo bem comum e pela natureza”, para se alcançar uma “conversão ecológica”.

Esta conversão, “com sobriedade e partilha”, deve ser entendida “de maneira integral, como uma transformação das relações que mantemos com as nossas irmãs e irmãos, com os outros seres vivos, com a criação na sua riquíssima variedade, com o Criador”, escreve o Papa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+