Tempo
|
A+ / A-

Mais dinheiro para a Saúde? “A notícia é boa, vamos ver o resto”, diz Marcelo

12 dez, 2019 - 13:51 • Paula Caeiro Varela , Marta Grosso

Presidente da República diz esperar que o reforço anunciado no SNS seja bem gerido.

A+ / A-

O Presidente da República considera que é importante aproveitar o investimento anunciado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para repensar a utilização e organização do sistema.

“É boa notícia haver mais dinheiro para a saúde; é importante que esse dinheiro seja gerido de uma forma que corresponda a uma organização da saúde que, de alguma maneira, vá ao encontro das carências, das necessidades crescentes da sociedade portuguesa”, começou por dizer nesta quinta-feira, durante a visita ao Natal dos Hospitais.

“Significa que o dinheiro é fundamental, mas tão importante quanto o dinheiro é o sistema de gestão, como vai ser gerido”, destacou.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que a intenção do Governo é boa – “é bom que tenha havido um reforço significativo em termos financeiros, é bom que haja um reforço em recursos humanos, é bom que comece em 2020” – mas, acima de tudo,” é importante que seja utilizado para levar mais longe aquilo que é a atual gestão do Serviço Nacional de Saúde, para tirar toda a vantagem dos meios que são postos agora à sua disposição”.

É a reação do Presidente ao anunciado reforço de 800 milhões de euros e mais de oito mil profissionais no SNS.

O chefe de Estado também quis deixar claro que a injeção de capital não é para já, lembrando que o Orçamento só fica fechado em fevereiro.

“Há uma expectativa muito elevada e as pessoas pensam que é já amanhã que o dinheiro chega. Ora, o Orçamento só é aprovado em fevereiro e, portanto, vamos ver o que se passa. Vamos primeiro esperar pelo Orçamento, depois ver exatamente o que é que o Orçamento para 2020 nos traz, depois como é a aplicação do que vier no Orçamento para 2020 e se é uma oportunidade – que eu penso que é e o Governo também pensa, creio eu, no mesmo sentido – para repensar a utilização, a organização, a gestão do Serviço Nacional de Saúde”, insistiu.

Em resumo, “a notícia é boa, vamos ver o resto”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    12 dez, 2019 Lisboa 16:27
    Nem deve chegar para pagar aos fornecedores que esperam há que tempos. Mas é um passo na direção certa. Venham outros
  • Americo
    12 dez, 2019 Leiria 14:25
    Boa tarde. Então estava tudo bem na saúde. Não faltavam profissionais, etc., etc. Que nível de desfaçatez. Estes "governantes" mentem como uma ligeireza.

Destaques V+