Tempo
|
A+ / A-

Vulcão. Morreram mais dois feridos na Nova Zelândia

11 dez, 2019 - 19:50 • Redação com Reuters

Há ainda mais de duas dezenas de pessoas hospitalizadas e nove estão desaparecidas.

A+ / A-

O número de mortos na erupção do vulcão na Nova Zelândia subiu para 16, após a morte de duas pessoas que estavam a receber tratamento hospitalar, de acordo com as autoridades.

As duas vítimas estavam a receber tratamento nos hospitais de Auckland e Hamilton, revelou a instituição, em comunicado.

Na segunda-feira, dia da erupção, foram confirmados seis mortos. Os corpos de outros oito mortos estarão na ilha coberta de cinzas. Outras 30 pessoas continuam hospitalizadas, incluindo 25 em estado crítico.

Há ainda mais de duas dezenas de pessoas hospitalizadas com queimaduras e duas estão desaparecidas. Seis corpos foram localizados na orla do vulcão.

De acordo com as autoridades, 47 pessoas estariam a visitar a Ilha Branca, no norte da Nova Zelândia, quando o vulcão entrou em erupção no início da tarde de segunda-feira.

Dessas pessoas, com idades entre os 13 e 72 anos, 24 eram da Austrália, nove dos Estados Unidos, cinco da Nova Zelândia, quatro da Alemanha, duas da China, duas do Reino Unido e uma da Malásia.

O vulcão Whakaari, como é conhecido na língua maori, é o mais ativo do país. Cerca de 70% da estrutura da ilha vulcânica está submersa, tornando-o no maior vulcão neozelandês. O cone tem 900 metros de altura.

O nível de alerta do vulcão tinha sido elevado em novembro, devido ao aumento de atividade. A última erupção fatal aconteceu em 1914, com a morte de 10 trabalhadores das minas sulfúricas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+