Tempo
|
A+ / A-

França. Protestos prosseguem na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

11 dez, 2019 - 08:40 • Lusa

Governo e sindicatos anunciam números de participação divergentes. O setor dos transportes é o mais afetado.

A+ / A-
França. Sexto dia consecutivo de protestos provoca caos nos transportes públicos
França. Sexto dia consecutivo de protestos provoca caos nos transportes públicos

No sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram, esta terça-feira, a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram números de participação divergentes.

O Ministério do Interior francês avançou que 339 mil pessoas participaram em manifestações em toda a França, incluindo 31 mil pessoas na capital do país, Paris.
Por seu lado, a central sindical francesa CGT anunciou 885.000 manifestantes em todo o país.
No primeiro dia de paralisação e de mobilização, a 5 de dezembro, o Governo francês anunciou a participação de 806 mil manifestantes em todo o território francês.
A greve geral voltou hoje a afetar vários setores de atividade em França, nomeadamente a área dos transportes, e as manifestações realizadas esta terça-feira pretenderam mostrar que os manifestantes continuam determinados em pressionar o Governo francês, que irá apresentar na quarta-feira o controverso plano de revisão do sistema de cálculo das reformas.
“Estamos hoje aqui contra este projeto de reforma do sistema de pensões, achamos injusto, desigual (…) é um perigo para o modelo social francês", afirmou, em declarações à agência francesa France-Presse (AFP), um dos participantes da manifestação na capital francesa.
Se a mobilização nas ruas está em queda, "o descontentamento permanece alto", reagiu o “número um” da central CGT, Philippe Martinez, em reação aos números apresentados pelo executivo.
O dia de quarta-feira será crucial para o executivo francês, que não pretende recuar nesta reforma, uma promessa de campanha do Presidente Emmanuel Macron antes da sua eleição em 2017. Está previsto que o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresente os pormenores do plano, que prevê, segundo informações divulgadas até à data, a junção dos atuais 42 subsistemas num só, com um sistema de pontos.
Emmanuel Macron está determinado em fazer aprovar as medidas relacionadas com o sistema de pensões, considerando que as novas políticas são essenciais para transformar a economia francesa.
A oposição receia a perda de direitos e alerta para a degradação das condições de vida em virtude das novas medidas a aplicar sobre os pensionistas.
As negociações entre o Governo, os sindicatos e outros agentes sociais prolongam-se há vários meses.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+