Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Canadá. Avião comercial totalmente elétrico voa pela primeira vez

11 dez, 2019 - 12:01

"O início da era da aviação elétrica", disse o diretor executivo da empresa da MagniX.

A+ / A-

Pela primeira vez no mundo, um avião comercial totalmente elétrico voou durante 15 minutos. Aconteceu terça-feira em Vancouver, no Canadá.

Este “e-avião” pode transportar seis passageiros e foi equipado com um motor elétrico de 750 cavalos.

"Isto vem provar que a aviação comercial totalmente elétrica pode existir", disse o diretor executivo da empresa da MagniX, Roei Ganzarski, à agência France Presse.

"O início da era da aviação elétrica", acrescentou.

O avião foi pilotado pelo CEO e fundador da empresa australiana magniX, Greg McDougall, que se manifestou “muito orgulhoso” por “fazer parte deste marco histórico”.

A empresa magniX desenhou o motor do avião em parceria com a maior empresa de hidroaviões da América do Norte, Harbour Air.

Ganzarski salientou que esta tecnologia permite cortes nos custos e, sobretudo, zero emissões de carbono. Afinal, aviação civil é um dos setores mais poluentes.

Greg McDougall garantiu que tem o objetivo de eletrificar toda a frota, mas ainda são necessários muitos testes de voo para que sejam conseguidas as licenças para voos comerciais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+