Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Myanmar

Aung Suu Kyi defende os militares das acusações de genocídio

11 dez, 2019 - 16:26 • Reuters

Falando na Haia, diante do Tribunal Penal Internacional, a líder birmanesa disse que o conflito que levou mais de 700 mil rohingya a fugir para o Bangladesh era justificável.

A+ / A-

A líder de Myanmar, Aung San Suu Kyi, esteve esta quarta-feira no Tribunal Penal Internacional para defender o seu país de uma acusação de genocídio apresentada pela Gâmbia.

A acusação diz respeito ao conflito no estado de Rakhine, de onde fugiram mais de 700 mil civis muçulmanos de etnia rohingya, tendo morrido milhares de pessoas às mãos dos militares.

Falando no tribunal Suu Kyi, que já venceu o Nobel da Paz e é atualmente conselheira de Estado, cargo equivalente a primeiro-ministro, disse que o conflito era complicado de entender e justificou, de forma geral, as ações dos militares.

“A Gâmbia apresentou uma imagem incompleta e enganadora da situação no Estado de Rakhine, no Myanmar”, disse Aung Suu Kyi, utilizando o nome do país que o regime prefere.

A líder política afirma que a situação na região “é complexa e difícil de compreender”.

Aung Suu Kyi recordou que os militares enfrentavam uma guerrilha terrorista e que embora possa ter havido casos de uso excessivo da força, no geral os soldados tinham agido de forma apropriada.

A Gâmbia argumenta que tem o dever, ao abrigo da convenção dos Direitos Humanos, de evitar um genocídio em Myanmar (antiga Birmânia). Nesta ação conta com o apoio político dos 57 países da Organização de Cooperação Islâmica, bem como do Canadá e da Holanda.

Não é fácil provar uma situação de genocídio. Desde que o crime ganhou peso no Direito Internacional, depois da Segunda Guerra Mundial, apenas três casos foram dados como provados: No Camboja, nos anos 70, no Ruanda em 1994 e na Bósnia em 1995.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+