11 dez, 2019 - 17:21 • José Carlos Silva
Exterior:
Alto, face ao solo, mas não tanto que se confunda com um todo-o-terreno. Tem uma imagem dinâmica que lhe é conferida por uma carroçaria compacta mas com linhas desportivas. Combina a imagem de um SUV com um coupé de 5 portas e cativa Gregos e Troianos.
Na frente destaca-se a enorme grelha em favos, complementada pelas 4 argolas da Audi. Duas grandes entradas de ar, de formato trapezoidal à esquerda e à direita em baixo, reforçam a imagem desportiva. Os faróis avançam ligeiramente pela lateral e abrem espaço a uma disfarçada curva nos painéis na zona das embaladeiras das rodas da frente.
As rodas acolhem jantes que podem ir das 17 ás 20 polegadas com pneus 255/40.
A traseira oferece as maiores novidades estilísticas no modelo. O Sportback implica um tejadilho descendente com um spoiler generoso e reforça o dinamismo do Audi Q3 Sportback.
Interior:
Os bancos dianteiros são muito bem desenhados, confortáveis e passiveis de várias regulações. A consola central é simples e na junção ao tablier, inclina-se ligeiramente para o condutor facilitando o acesso e a leitura dos comandos do ar-condicional e do ecrã que alberga o GPS e o vasto leque de infotainment e conectividade.
O volante, plano na parte de baixo, reforça o ar desportivo do modelo. Em suma, parece feito para desfrutar o prazer de condução. Os bancos traseiros servem bem dois passageiros adultos, o lugar do meio é destinado a uma criança, sendo inclusivamente mais curto na zona das pernas para não colidir com as saídas de ar traseiras colocadas ao centro.
A bagageira tem 530 litros de capacidade.
Motor:
O modelo a concurso a carro do ano ostenta a sigla 35 Tdi. Tem 2 litros, é a gasóleo, e verificámos consumos de 7,5 litros aos cem.
No modo Off-road comporta-se bem. Tal como em estrada rola de forma sã com uma suspensão capaz, sem limitar o seu curso até em lombas mais generosas.
O motor 35 TDI oferece 150 cavalos de potência e alcança cem quilómetros de hora em 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 205 quilómetros.
No teste dinâmico a que foi submetido foi notória alguma falta de resposta ao acelerador no arranque, e a subida de rotações não se pode dizer que fosse a mais entusiasmante dos modelos Audi que já testámos. É de supor que o motor 40 Tdi seja mais responsivo, desde logo no arranque onde subtrai um segundo do zero aos cem ao motor a teste.
O Audi Q3 Sportback proposto a concurso tem um preço que arranca nos 51.600 Euros.