Tempo
|
A+ / A-

Pedro Henriques

Sérgio Conceição pode enfrentar suspensão de nove meses, caso se confirme agressão

11 dez, 2019 - 12:45 • João Paulo Ribeiro

Em causa está alegada agressão a Pedro Ribeiro, treinador do Belenenses SAD. Conselho de Disciplina deve abrir inquérito aos acontecimentos do Jamor, segundo garante Pedro Henriques, especialista em direito desportivo.

A+ / A-

A confirmar-se a agressão de Sérgio Conceição a Pedro Ribeiro, o treinador do FC Porto incorre em pena de suspensão que poderá ir até aos nove meses. Bola Branca ouviu Pedro Henriques, especialista em direito desportivo, que esclarece que, num caso destes, o castigo pode ir de 22 dias a 273 dias de suspensão.

"Se partimos do pressuposto que efetivamente foi Sérgio Conceição que agrediu o treinador da Belenenses SAD, obviamente que ele pode incorrer aqui numa infração disciplinar muito grave e a sanção a aplicar, do ponto de vista desportivo, é a suspensão do exercício da atividade mediante determinado tempo", explica.

Segundo o regulamento a Liga, um caso destes poderá colocar o treinador fora do banco de suplentes praticamente até ao início da próxima temporada.

"O regulamento disciplinar da Liga prevê uma moldura específica para os treinadores onde diz que quem agredir outro, dentro do campo dos agentes desportivos, pode ter uma suspensão que vai de três meses a três anos. Contudo, tendo em conta que estamos a falar de treinadores, o artigo 168º do regulamento de disciplina diz que uma agressão entre treinadores ou a um treinador tem uma moldura sancionatória reduzida a um quarto da moldura que está prevista no regime geral. O Sérgio Conceição pode incorrer numa sanção de 22 a 273 dias de suspensão, ou seja é uma quarto reduzido ao mínimo e ao máximo da moldura que está prevista no artigo 131º", explicou.

Palavra ao Conselho de Disciplina

O especialista Pedro Henriques explica também as opções que se deparam ao Conselho de Disciplina da Federação para que o caso Jamor não termine sem culpa atribuída.

"A secção disciplinar da Liga tem um de dois caminhos. Ou recebe uma participação de que efetivamente houve uma agressão e quem são os autores dessa agressão e terá que iniciar um processo disciplinar. Nesse caso, terá de remeter o assunto à comissão de instrutores para iniciar um processo disciplinar. Se não tiver indicação de quem foi ou quais foram os autores da agressão, poderá ter que abrir aqui um processo de inquérito tendo em conta as notícias que são públicas. Se não chegar informação de quem foi o autor da agressão, a secção disciplinar tem o poder de abrir um processo de inquéritos para tentar averiguar primeiro se houve efetivamente uma agressão e segundo quem foi o autor da agressão", concluiu.

A Belenenses SAD pode pronunciar-se esta tarde sobre os incidentes ao intervalo da noite de domingo, segundo sabe Bola Branca. O caso assumiu novo contorno após as imagens da "SIC", que mostram Pedro Ribeiro a acusar alguém de o ter agredido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O CRÍTICO
    11 dez, 2019 18:52
    Há uns anos atrás convivi com Pessoas que foram Dirigentes da FPF e também Dirigentes em algumas Associações Distritais. Convivi também, como repetidamente já o disse aqui, com HOMENS ligados a Arbitragem a nível da Divisão Maior. Não há praticamente nenhum Estádio de Futebol que me seja desconhecido. Ao longo de vários anos acedi ao interior desses Estádios devidamente autorizado e NUNCA pela porta do " cavalo ". Também conheci alguns, não muitos, Senhores Jornalistas. Assim sendo, o MIOLO do FUTEBOL é para mim como o LODO para a ENGUIA. Claro que a idade não perdoa e sempre aprendi que o melhor que se deve fazer é sair pela porta MAIOR e nunca pela mais pequena. Digo isto pelo seguinte. A FPF, LPFP e o CA por um lado e os CJ e CD por outro, DEVIAM ser Presididos por HOMENS FUTEBOLÍSTICA MENTE NEUTROS. Mas não, esses lugares estão a ser PRESIDIDOS por pessoas com AMORES CLUBISTAS e como tal não é possível separar as ÁGUAS. Assim, como é que se deixa DISPUTAR no Campeonato " LIGA " um AMONTOADO de coisas sem possuírem um ABRIGO " ESTÁDIO "? Sim meus amigos, como pode isto andar a DISPUTAR a LIGA sem LOCAL PRÓPRIO e sem as MÍNIMAS CONDIÇÕES de SEGURANÇA e VIGILÂNCIA. Não as HÁ, pois se ELAS EXISTISSEM as televisões não diriam " IMAGENS EXCLUSIVAS ", pois pelo que me parece só a SPORT TV tinha ACESSO aquele LOCAL. Antes do jogo chamei isso á baila, lembram-se? Pois é quem não SABE SER que não SEJA, isso seria GRANDEZA, SERIEDADE e HONRADEZ ( isto futebolisticamente falando ).

Destaques V+