Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA quer reembolso de 1,8 milhões pagos por Blatter a Platini

11 dez, 2019 - 14:48 • Lusa

Comité Executivo da FIFA considera que esse montante foi pago, em 2011, de forma "indevida". Os dois ex-dirigentes estão afastados do futebol.

A+ / A-

A FIFA vai apresentar na justiça suíça um requerimento para obter o reembolso de dois milhões de francos suíços (1,8 milhões de euros), indevidamente pagos pelo ex-presidente Joseph Blatter a Michel Platini, segundo noticia a AFP, esta quarta-feira.

De acordo com um documento da FIFA, a que a AFP teve acesso, o Comité Executivo do organismo considerou que esse montante foi pago, em 2011, de uma forma "indevida". Portanto, aprovou a tentativa de obter o reembolso junto dos tribunais helvéticos, numa ação conjunta contra Blatter e Platini.

Na altura presidente da UEFA, o antigo jogador francês foi suspenso de funções em maio de 2016, na sequência do escândalo do pagamento de 1,8 milhões de euros, por alegado trabalho de consultadoria, sem contrato escrito, pedido por Blatter, à data presidente da FIFA.

Blatter teve de renunciar à presidência da FIFA a 2 de junho de 2015, depois de ter sido reeleito para um quinto mandato, na sequência do escândalo de corrupção que abalou o organismo, iniciado pelas investigações da justiça norte-americana.

O dirigente suíço foi suspenso por seis anos de qualquer atividade ligada ao futebol, por "abuso de posição", "conflito de interesses" e "má gestão". Platini recebeu uma punição de quatro anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+