Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Função pública. Governo propõe aumentos até 0,7%, sindicatos falam em "ofensa"

11 dez, 2019 - 18:06

O Governo desistiu da ideia de subtrair dias de férias aos trabalhadores com baixa superior a 30 dias, adianta José Abraão, da Fesap.

A+ / A-

O Governo propôs esta quarta-feira aos sindicatos da função pública aumentos salariais iguais aos que serão aplicados às pensões, que no máximo serão de 0,7% em 2020, disse o dirigente da Fesap, José Abraão.

À saída da uma reunião com os secretários de Estado do Orçamento, João Leão, e da Administração Pública, José Couto, o líder da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão, considerou a proposta "uma ofensa".

Em declarações à Renascença, José Abraão fala numa reunião "incompreensível e estranha", em que o Governo avançou com uma "proposta de aumentos salariais em linha com aquilo que for a fórmula a adotar para o aumento das pensões".

"O secretário de Estado do Orçamento disse que ainda não tinha feito esse cálculo. Não sei se vai ser 0,7%, 0,6% ou 0,5%. Será o que for, mas sempre um aumento que não é aumento nenhum. É ridículo”, atira o secretário-geral da Fesap.

Os sindicatos da função pública exigem aumentos salariais de 3,5% para o próximo ano.

Entretanto, o Governo desistiu da ideia de subtrair dias de férias aos trabalhadores com baixa superior a 30 dias, adianta José Abraão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+