Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump formalmente acusado de abuso de poder. Votação pode ocorrer para a semana

10 dez, 2019 - 17:47 • Filipe d'Avillez

Ainda que a Câmara dos Representantes vote favoravelmente à moção de culpa tudo indica que o senado chumbe a destituição do Presidente.

A+ / A-

Os democratas da Câmara dos Representantes nos Estados Unidos anunciaram esta terça-feira a apresentação de uma acusação formal de abuso de poder de Donald Trump.

Ao fim de semanas de audições os democratas, que têm a maioria da Câmara dos Representantes, ficaram convencidos de que Trump abusou do seu cargo ao pressionar a Ucrânia a investigar um rival político.

Este é o passo decisivo do processo de destituição de Donald Trump na Câmara dos Representantes, mas o processo está longe de acabar. Caso os democratas votem favoravelmente a moção de culpa do Presidente, como é expectável que aconteça, o próximo passo é o debate e votação no senado, onde os republicanos têm o poder. O risco de Trump ser, de facto, destituído é quase nulo.

“Ninguém, nem o Presidente, está acima da lei”, disse o presidente da Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes, Jerrold Nadler, em conferência de imprensa.

Donald Trump nega todas as acusações e diz que todo este processo não passa de uma caça às bruxas. A Casa Branca recusou qualquer colaboração com a Câmara dos Representantes neste caso e diz que tudo não passa de uma tentativa de afastar Trump na secretaria, já que não o conseguem vencer nas urnas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+