Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caçadores furtivos matam dez rinocerontes brancos em reserva do Quénia

10 dez, 2019 - 00:13 • Lusa

Ataque decorreu no sábado à noite. Caçadores mataram os rinocerontes, levaram os cornos e escaparam.

A+ / A-

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva de Lewa, no condado de Neru, no Quénia, de acordo com um comunicado publicado pelo parque, esta segunda-feira.

Os caçadores furtivos atacaram a reserva de Lewa na noite do passado sábado, mataram os rinocerontes, levaram os seus cornos e escaparam antes que os guardas chegassem ao local, conforme informa o texto.

"Após seis anos a conseguirmos ser capazes de manter seguros todos os rinocerontes da reserva e de registar altas taxas de natalidade, toda a equipa de Lewa está devastada com esta recente perda", prosseguiu o chefe de operações do santuário, Tuqa Jirmo.

Esta reserva era um refúgio para 99 rinocerontes brancos do sul e 105 rinocerontes negros, o que equivale a 13% da população de rinocerontes negros no Quénia.

Tuga Jirmo assegurou, também, que o sucesso deste ataque serve como um alerta de que a ameaça da caça furtiva "está sempre presente" e que nenhum parque natural com rinocerontes pode "dar-se ao luxo de baixar a guarda".

De acordo com a imprensa local, ainda não foi detida nenhuma pessoa relacionada com o feito. O Serviço da Vida Silvestre do Quénia e a polícia estão a rastrear a zona.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+