"+1,5º Muda Tudo". Campanha da WWF com o Museu do Prado alerta para alterações climáticas

10 dez, 2019 - 12:15 • Redação

"+ 1,5ºC é o momento decisivo estabelecido pelos cientistas para evitar os piores danos e as consequências imprevisíveis das mudanças climáticas", diz a WWF.

A+ / A-

No âmbito da Cimeira do Clima COP25, que decorre em Madrid, a WWF (World Wildlife Fund) espanhola e o Museu do Prado lançam a campanha “+1,5º Muda Tudo” para alertar para o impacto do aumento de 1,5 graus da temperatura. Esta iniciativa utilizou quatro quadros conceituados do museu para demonstrar o antes e o depois das alterações climáticas.

"+ 1,5º é o momento decisivo estabelecido pelos cientistas para evitar os piores danos e as consequências imprevisíveis das mudanças climáticas", lê-se nos site da WWF.

O quadro "O Guarda-sol", do pintor espanhol Francisco de Goya, demonstra que o aumento de 1,5º levaria ao "drama dos refugiados e deslocados climáticos".

Em 2050, a ONU prevê haver mil milhões de refugiados climáticos.

A obra "Felipe IV a cavalo", do pintor espanhol Diego Velázquez, é utilizada para ilustrar que até ao final do século "com mais 1,5º , o nível do mar subiria mais um metro e desapareceriam estados e populações inteiras".

Já "Caronte atravessando o Estige", do artista belga Joachim Patinir, demonstra que a subida de temperatura aumentará as secas, ameaçará os rios e as colheitas.

Tal como Espanha, Portugal vive um período de seca. Esta foi uma das principais causas apontadas para a descida de oito posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas 2020, de acordo com a tabela divulgada na Conferência do Clima, em Madrid.

A quarta obra escolhida para retratar o aumento da acidez do mar e o desaparecimento de populações inteiras de peixes foi "Meninos na praia", de Joaquín Sorolla.

"30% das espécies podem desaparecer por não se conseguirem adaptar aos impactos das alterações climáticas", alerta a WWF.

A WWF associou a esta iniciativa o abaixo-assinado "Luta pela tua natureza" que já conta com mais de 15 mil assinaturas das 150 mil definidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+