Tempo
|
A+ / A-

OE 2020

Manuela Ferreira Leite critica Orçamento "faz de conta" e defende demissão de Centeno

10 dez, 2019 - 14:20 • Lusa

Antiga ministra das Finanças critica os últimos Orçamentos do Estado, que diz serem feitos “para português ver e executados para Europa ver”.

A+ / A-

Manuela Ferreira Leite, antiga ministra das Finanças, considera que o Governo deveria despedir o atual titular da pasta, Mário Centeno.

"O nosso ministro Centeno deveria ter uma reunião à volta dele para o despedir, porque seguramente não vai conseguir manter-se muito tempo enquanto ministro das Finanças", afirmou a ex-ministra social-democrata nesta terça-feira, em Lisboa, durante um debate organizado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2020.

A declaração de Ferreira Leite surgiu quando um dos participantes no debate se referiu à forma como são avaliados os ministros com a pasta das Finanças na Alemanha.

Na sua intervenção, a antiga governante lamentou a grande "imprevisibilidade" do OE, que nos últimos anos, defende, tem sido um documento "de faz de conta".

"E ao ter muito de faz de conta não o levo muito a sério. E isso é o pior do ponto de vista da atividade económica. Para os investidores e para os agentes económicos, é fatal que não se acredite no Orçamento, porque uma parte importantíssima não é executada", sustentou Ferreira Leite, sublinhando que não se referia a "diferenças normais" que surgem entre o Orçamento e a sua execução, mas sim às "chamadas cativações".

"Tem sido feito apenas para português ver e executado para a Europa ver", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+