Tempo
|
A+ / A-

Inquérito

Empresas portuguesas vão contratar mais no início de 2020

10 dez, 2019 - 18:11 • Sandra Afonso

Inquérito conclui que empresários estão mais otimistas em comparação com o ano anterior. Nove setores admitem aumentar os funcionários no arranque de 2020.

A+ / A-

As empresas querem contratar no início do ano e deverão aumentar os postos de trabalho em mais de 10%. São dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey para Portugal, para os primeiros três meses de 2020. A empresa de recursos humanos ouviu 626 empresários no país e concluiu que estão mais otimistas do que no ano anterior.

“Com a taxa de desemprego em valores historicamente baixos, vemos que as empresas portuguesas permanecem confiantes neste início de 2020, marcando já o 15.º mês consecutivo de projeções positivas”, refere Rui Teixeira, diretor de operações da ManpowerGroup Portugal.

Por setores, os nove analisados admitem aumentar os funcionários. As finanças, seguros, imobiliário e serviços são os mais otimistas, com uma projeção para a criação líquida de emprego de mais de 17%, seguidos da restauração e hotelaria, com 16%.

No extremo oposto, com as perspetivas de contratação mais baixas, surgem os serviços públicos e o comércio grossista e retalhista, que não ultrapassam os 5%. O setor público regista um declínio de 9 pontos percentuais, face ao trimestre anterior.

Do mesmo modo, no setor do comércio grossista e retalhista, os planos de contratação diminuíram quatro pontos percentuais, em relação ao quarto trimestre de 2019.

Por dimensão, as médias empresas deverão ser as principais impulsionadoras do crescimento do emprego, com uma projeção para a criação líquida de emprego de mais de 26%. As grandes empresas deverão começar o ano com um travão nas contratações, esperam aumentar os novos postos de trabalho em 17%, o que representa uma redução face ao trimestre anterior.

Geograficamente, com o maior número de oportunidades surge o Centro e a região de Lisboa, logo seguidas do Norte e Grande Porto. Pela negativa, destaca-se o Sul.

No contexto europeu, Portugal surge com a quarta projeção mais alta para a criação líquida de emprego, no primeiro trimestre de 2020.

Globalmente, em 42 dos 43 países e territórios pesquisados os empregadores esperam aumentar a força de trabalho até março. Em comparação com o trimestre anterior, os planos de contratação são mais fortes em 15 dos 43 países e territórios analisados.

Os mercados de trabalho mais fortes são a Grécia, Japão, Taiwan, EUA e Roménia, enquanto a atividade de contratação mais fraca é esperada no Panamá, Argentina, Costa Rica, Itália e Espanha.

Este estudo trimestral da ManpowerGroup recolheu as intenções de contratação de 58 mil empregadores em 43 países e territórios.

“Para as empresas, este contexto de escassez de talento revela-se sem dúvida um desafio, e vemos hoje como, na proposta de valor do empregador, elementos como a flexibilidade, a imagem da empresa e o sentido de propósito que podemos oferecer às nossas pessoas, são cada vez mais elementos de referência na atração e retenção de talento”, defende Rui Teixeira, da ManpowerGroup Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+