Tempo
|
A+ / A-

Urgência de Cirurgia assegurada nos hospitais de Faro e Portimão

09 dez, 2019 - 18:27 • Lusa

Médicos do quadro e externos asseguram que, esta segunda-feira à noite, o serviço dos ambos os hospitais não estará sem médicos.

A+ / A-

A administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) garantiu, esta segunda-feira, que estão assegurados os serviços de urgência de Cirurgia Geral nos hospitais de Faro e de Portimão, com médicos do quadro e externos.

A posição do CHUA surge na sequência de informações veiculadas, também esta segunda-feira, pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM). Através do seu site oficial, o SIM indicava que "depois das 20h00 o serviço de urgência do CHUA em Faro estaria sem cirurgiões".

Em comunicado, a administração do centro hospitalar garantiu que "a resposta em urgência na especialidade de Cirurgia Geral está assegurada" nos hospitais de Faro e de Portimão. Isto foi conseguido através de uma solução conjunta "entre cirurgiões do quadro e de outros regimes de contrato que trabalham com o CHUA há alguns anos".

Serviço esteve em risco de não ter médicos

Em declarações à agência Lusa, o secretário regional do Algarve do SIM, João Dias, referiu que o sindicato recebeu a informação de que a falta de médicos para assegurar as escalas de urgência da especialidade originava a que "o serviço no hospital de Faro não tivesse médicos a partir das 20h00".

"Recebemos essa informação, mas a administração informou-nos de que o serviço estaria assegurado com o recurso a médicos externos", sublinhou o dirigente sindical.

De acordo com João Dias, na terça-feira, às 12h00, os médicos e a administração do CHUA vão reunir-se para analisar "as formas para resolver, tanto o pagamento de horas extras aos médicos como a degradação das condições de trabalho no serviço de urgência".

A administração do CHUA reiterou que "está empenhada e a trabalhar em conjunto com os profissionais e as respetivas equipas de Cirurgia Geral da Unidade Hospitalar de Faro no sentido de encontrar as melhores soluções".

Segundo o CHUA, "só com o empenho e colaboração" entre todos, ou seja, médicos do quadro e médicos prestadores de serviço, se tem "conseguido garantir um serviço aberto ininterruptamente todos os dias do ano".

Origem do problema

Na passada quinta-feira, em carta enviada à administração hospitalar, os chefes de equipa de Cirurgia do hospital de Faro, manifestaram a indisponibilidade para fazerem trabalho suplementar a partir do dia 1 de janeiro, devido à "persistência das atuais, inaceitáveis e degradadas condições de trabalho no serviço de urgência".

O diretor do serviço de cirurgia, Martins dos Santos, disse na altura aos jornalistas que esta era "uma posição última", depois "de várias promessas" de melhoria das condições. Segundo o dirigente hospitalar, há "uma exaustão que põe em causa a qualidade" do serviço prestado.

No mesmo dia, a presidente do conselho de administração do CHUA, Ana Paula Gonçalves, disse que, caso os cirurgiões avancem com a intenção de não fazerem urgências a partir de 1 de janeiro, "o serviço será garantido por um conjunto de 12 médicos tarefeiros que, há muito tempo, colmatam estas falhas".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+