Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia e Ucrânia prometem cessar-fogo até ao final do ano

09 dez, 2019 - 22:47 • Redação, com Reuters

Presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se pela primeira vez com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

A+ / A-

Os presidentes russo e ucraniano acertaram medidas imediatas para estabilizar a situação no conflito no Leste da Ucrânia e a troca de prisioneiros.

O anúncio foi feito no final do primeiro encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskiy, que decorreu em Paris, mediado pela França e Alemanha.

As duas partes comprometem-se a implementar o cessar-fogo no Leste da Ucrânia, de forma completa e abrangente, antes do final do ano.

Outro objetivo é retirar forças e equipamentos militares até ao final de março de 2020, refere um comunicado divulgado no final da reunião.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que os resultados da reunião desta segunda-feira são um relançamento credível das conversações de paz.

A nova arquitetura de segurança da Europa precisa de uma resolução do conflito na Ucrânia, onde partes da região Leste são controladas por independentistas apoiados pela Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+