Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Esclerose Lateral Amiotrófica

Morreu Pete Frates, criador do “Ice Bucket Challenge”

09 dez, 2019 - 19:56 • Sofia Freitas Moreira e Redação

O "Ice Bucket Challenge" tornou-se viral em 2014. Até à data, já angariou mais de 181 milhões de euros destinados à investigação científica.

A+ / A-

Pete Frates, rosto da luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), morreu esta segunda-feira, após uma longa batalha com a doença neurológica degenerativa rara. Tinha 34 anos.

Frates foi um dos fundadores do “Ice Bucket Challenge”, um desafio online que se tornou viral em 2014 e que levou cerca de 17 milhões de pessoas a partilharem vídeos seus em que esvaziavam baldes de gelo sobre si.

A tendência viral angariou mais de 181 milhões de euros destinados à investigação para a cura da doença degenerativa.

O anúncio da morte foi feito esta segunda-feira, num comunicado divulgado pelo Boston College, universidade onde Frates era capitão da equipa de baseball.

Pete foi diagnosticado em março de 2012, quando tinha 27 anos. Imediatamente, dedicou-se à consciencialização e à angariação de fundos para a doença, também conhecida como doença de Lou Gehrig.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+