Tempo
|
A+ / A-

Andamos a pronunciar mal o nome de Greta Thunberg

09 dez, 2019 - 18:41 • Sofia Freitas Moreira e Redação

Não é 'Thunber', 'Zunberg', nem 'Greta'. A Renascença ajuda.

A+ / A-

É quase impossível não saber quem é Greta Thunberg, a jovem ativista climática sueca que tem andado nas bocas do mundo.

Apesar de todos sabermos de quem se trata, são poucos os que realmente sabem pronunciar corretamente o nome da adolescente de 16 anos.

Mesmo que Greta não corrija quem maltrata o seu nome, a Renascença vem ao seu auxílio com uma pequena aula de sueco.

"Greta Thunberg" não parece particularmente difícil de pronunciar, mas saiba que nem ‘Greta Tunber’, ou ‘Greta Tunberg’, com especial ênfase no "g" final, estão corretos. E “Zunberg” está igualmente errado.

A forma acertada é “Grieta Tunbéri”. O som final com que o apelido termina, “rg”, é o mesmo presente no nome da cidade sueca de Göteborg, que em português chamamos de Gotemburgo. Em sueco, a pronunciação certa é Gotebory.

Não acredita? Veja este vídeo onde a própria jovem pronuncia o seu nome, durante o seu discurso no Parlamento Europeu, em abril deste ano.

Greta Thunberg iniciou uma greve à escola em setembro de 2018, em frente ao Parlamento sueco, para apelar à tomada de medidas contra as alterações climáticas, inspirando um movimento global que a levou a ser recebida pelos líderes mundiais e a falar em conferências.

A adolescente sueca começou um período sabático no verão para viajar para os Estados Unidos e poder participar na cimeira climática realizada em setembro, na sede da ONU em Nova Iorque.

Greta Thunberg foi homenageada com o chamado Nobel Alternativo pela fundação Swedish Right Livelihood Award e foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz deste ano.

Recentemente, a jovem ativista passou por Portugal, antes de chegar a Madrid para a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, COP25.

Greta Thunberg recebida por dezenas de ativistas em Lisboa
Greta Thunberg recebida por dezenas de ativistas em Lisboa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ADISAN
    10 dez, 2019 Mealhada 11:30
    Quanto a pronúncias, acho que, quem não conhece a língua de origem, fará bem melhor não inventar outras pronúncias e pronunciar na sua própria língua. Em geral há tendência para pronunciar em inglês, mas a verdade é que há variadíssimas pronúncias às vezes até na mesma língua. Conheço o alemão, língua que muito poucos dominam no nosso país, e conheço também os erros que os nossos jornalista cometem ao pronunciar o alemão com pronúncia inglesa. Portanto, é normal e habitual que haja erros de pronúncia ao lermos um língua estranha.
  • Todos ao molho
    09 dez, 2019 Por cá 22:57
    Uma delinquente, sem a escolaridade obrigatória com com quem alguns dos nosso políticos tão bem se identificam.

Destaques V+