Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rússia excluída dos Jogos Olímpicos de Tóquio e do Mundial 2022

09 dez, 2019 - 10:55 • Redação

Penalização relacionada com quebras nas regras mundiais contra o doping. A participação da Rússia no Euro 2020 não está em causa. Atletas que consigam provar inocência poderão participar nas competições, sob bandeira neutra.

A+ / A-

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou decisão, quase um ano depois de ter sido declarado que a Agência Antidopagem da Rússia não cumpre com os regulamentos internacionais.

A Rússia foi excluída das grandes competições desportivas por um período de quatro anos, pela AMA. Decisão unânime da AMA, anunciada esta segunda-feira, na Suíça, na sequência da investigação levada a cabo sobre os métodos utilizados pela Agência Antidopagem da Rússia, que em janeiro entregou amostras manipuladas para análise.

A Rússia fica impedida de competir oficialmente nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, e no Mundial do Qatar, que se realiza em 2022. Os atletas russos que conseguirem provar que nada têm a ver com este escândalo poderão competir sob bandeira neutra.

Não está em causa a participação da seleção russa de futebol no Campeonato da Europa de 2020, uma vez que o Europeu não é considerado um grande evento desportivo.

A Agência Antidopagem da Rússia tem 21 dias para recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+