Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Violência Doméstica - 09/12/2019

​H. Raposo

​Violência doméstica. Educação dos rapazes “como abordam as meninas está errada” desde “tenra idade”

09 dez, 2019 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores da Renascença analisam repto lançado por D. Jorge Ortiga sobre o combate à violência doméstica.

O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que parte do problema da violência doméstica e violência sobre as mulheres tem origem na forma como ainda se educam os rapazes.

“A maneira como se educam os rapazes na forma como abordam as meninas, logo de tenra idade, está errada. Continuamos a educar os rapazes como se o corpo das meninas fosse um tiro ao alvo legítimo”, acrescentando que vê “isso todos os dias, não é aceitável”.

Raposo falava a propósito do repto lançado pelo Arcebispo de Braga. D. Jorge Ortiga considera que a violência doméstica em Portugal deve ser combatida com uma “legislação mais restritiva”.

Já o escritor Jacinto Lucas Pires considera que, mais do que aumentar penas, o que importa é mudar a forma de aplicação e interpretação da lei.

O escritor alude a uma “atmosfera educativa e cultural” que envolve “todos nós e os juízes”, bem como “aspetos técnicos que tem a ver com a formação dos juízes emr elação a estes crimes”.

“Se isto for resolvido, não é preciso tornar a lei mais severa”, remata Lucas Pires.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.