Tempo
|
A+ / A-

Benfica responde a FC Porto. "Nunca foi tão evidente a pressão sobre as equipas de arbitragem"

09 dez, 2019 - 13:47 • Redação

Águias afirmam que o rival acusa arbitragens para "compensar sucessivos insucessos desportivos".

A+ / A-

O Benfica respondeu ao FC Porto, que criticou a arbitragem da partida frente ao Belenenses e também do Boavista-Benfica, na sexta-feira. Na "newsletter" oficial do clube encarnado, o Benfica fala em "pressão evidente" sob as equipas de arbitragem.

"Nunca, como nesta jornada, foi tão evidente a pressão exercida sobre as equipas de arbitragem de quem anseia desesperadamente por um regresso a um passado de triste memória. Dizer que só os burros e os estúpidos falam de arbitragem era toda a divisa de quem se habituou a decidir nomeações, a premiar com viagens e fruta os mais fiéis servidores e para quem o VAR só é bom, por exemplo, como aquele que existiu na famigerada meia-final da Taça da Liga da época passada", pode ler-se.

Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, criticou a arbitragem no Boavista-Benfica, na sexta-feira, assim como Pinto da Costa, presidente, no dia seguinte. Já durante o Belenenses-FC Porto, o diretor de comunicação também acusa o golo do Belenenses de ilegalidade e Sérgio Conceição continuou a dar voz ao descontentamento no final da partida, na "flash interview" e conferência de imprensa.

As águias prosseguem a criticar a alegada hipocrisia do FC Porto, que não criticou o VAR na partida da meia-final da Taça da Liga da última temporada.

"No jogo que ficou marcado como um dos momentos mais negros do futebol português, ninguém ouviu o presidente e o treinador do FC Porto falarem do VAR, quando todos assistimos à falta sobre Gabriel que deu o primeiro golo ao FC Porto, à carga de Marega a anteceder o segundo golo ou à incrível anulação do golo do Benfica por um fora de jogo fantasma que daria o 2-2. Aí o VAR era exemplar e bom", pode ainda ler-se.

Queixas para "compensar insucesso"

O Benfica diz que o FC Porto atira-se às arbitragens para "compensar sucessivos insucessos desportivos" das últimas temporadas.

"A pressão exercida nesta jornada antes, durante e após os jogos, está em linha com a célebre invasão do centro de treinos de árbitros, as ameaças sobre a progressão das suas carreiras, seus bens e seus familiares, o uso de material resultante do cibercrime para, deturpando-o, criar uma ficção, de quem, ano após ano, procura, através desta estratégia, compensar sucessivos insucessos desportivos e tapar os olhos aos seus associados sobre como foi possível chegar ao ponto de estar sob intervenção da UEFA e só ganhar um Campeonato e uma Supertaça nos últimos seis anos em 24 títulos e troféus possíveis", pode ainda ler-se.

As águias lamentam o "discurso de ódio" do FC Porto, e garantem que, apesar dos quatro pontos de vantagem para os dragões, o exemplo da última temporada dada pelos portistas mostra que "ainda nada está ganha".

"O discurso do ódio, de levantamento de suspeitas contra tudo e contra todos, o querer responsabilizar sempre os outros pelas suas próprias falhas e pelos jogos menos conseguidos que naturalmente todas as equipas têm, em conjunto com a arrogância de quem, na época passada, com a vantagem adquirida já se assumia campeão, ou mesmo nesta já se gaba do mesmo, é o melhor exemplo para nós sabermos que, apesar da pequena vantagem obtida, nada, mas mesmo nada, está ganho e, até por experiência própria, ainda falta muito, mas muito, campeonato", remata.

O Benfica termina com o "compromisso de, com humildade, muito trabalho, união e foco em nós, procurarmos continuar a obter os resultados e os títulos que todos desejamos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+