Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arcebispo de Braga pede “legislação mais restritiva” para combater violência doméstica

08 dez, 2019 - 13:50 • João Pedro Barros

Na missa deste domingo, para assinalar o dia da Imaculada Conceição, D. Jorge Ortiga reconheceu que na base da mudança de comportamentos tem de estar ainda “uma atmosfera que promova a sadia convivência”.

A+ / A-

A violência doméstica em Portugal deve ser combatida com uma “legislação mais restritiva”, apontou o arcebispo de Braga, na celebração da manhã deste domingo para assinalar o dia da Imaculada Conceição, no Santuário do Sameiro.

“Penso no crescente número de casos de violência doméstica que acabam inevitavelmente por ofender a vítima a título individual, mas também a estrutura familiar, num sentido mais amplo. É necessária uma legislação mais restritiva, uma vigilância cuidada dos vizinhos e familiares mais próximos, assim como a intervenção efetiva, quando necessária, das forças de segurança”, notou D. Jorge Ortiga.

No entanto, o prelado reconheceu que a solução “não passa apenas pela legislação e intervenção da polícia”.

“Precisamos de uma atmosfera educativa e cultural que promova a sadia convivência, mesmo em momentos de conflito, e o respeito incondicional pela vida e liberdades individuais. A violência doméstica desaparecerá quando as crianças crescerem em ambientes que respeitem a individualidade. (...) Faltam valores e importa reformular as nossas convivências”, salientou.

Ainda a propósito do dia da Imaculada Conceição, o arcebispo deixou um alerta para o consumismo e apelou à importância do presépio no Natal.

“Teremos de impedir que o presépio desapareça, solicitando às autoridades civis que o coloquem nas praças e artérias, como um dado cultural característico deste período”, declarou.

D. Jorge Ortiga solicitou igualmente a sua colocação na casa dos fiéis e um esforço para o “compreender”, de forma a que se retirem “lições concretas para a vida de discípulos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+