Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Braga

​Árvore de Natal desafia quem passa a concretizar sonhos de outros

06 dez, 2019 - 11:41 • Isabel Pacheco

É o segundo ano da iniciativa “Árvore dos Sonhos de Natal”. Há pedidos, por exemplo, para ter “uma mochila, uma camisola vermelha quentinha ou um pijama”.

A+ / A-

Na “Árvore dos Sonhos de Natal” há sonhos para todos os gostos. São os pedidos dos utentes de quatro instituições particulares de solidariedade social que depositaram no pinheirinho, em plena rua dos Biscainhos, os seus postais. Cada um tem um sonho. Na sua maioria, simples de concretizar como “uma mochila, uma camisola vermelha quentinha ou um pijama”, descreve Adélia Azevedo, uma das mentoras da iniciativa.

Mas, a lista não se fica por aqui. Há sonhos mais difíceis de concretizar, porque, como recorda Adélia, “o sonho é sonho e é difícil impor limites”. Mas, mesmo esses, parecem encontrar solução.

“No ano passado tivemos um pedido de um iphone. Estávamos com receio de não conseguir concretizar este pedido, mas conseguimos”, recorda a responsável.

A árvore dos sonhos é um projeto que junta a autarquia bracarense, os comerciantes e o Museu dos Biscainhos. É precisamente à porta do museu que encontramos a árvore dos sonhos que quer despertar a solidariedade de quem por lá passa. Até mesmo os turistas não parecem ficar indiferentes.

“Hoje mesmo já passaram dois turistas que pegaram em dois sonhos e deixaram um perfume, uma camisola XL e umas sapatilhas”, conta-nos outra das organizadoras da iniciativa, Camila Pacheco.

O objetivo é mesmo “esgotar” os cerca de 100 sonhos, assume Isabel Silva. “As pessoas podem tirar um postal e dar conhecimento a uma das lojas ou no museu e depois entregar uma prendinha correspondente”, explica a diretora do Museu dos Biscainhos. Nessa altura o postal regressa à árvore assinalado como já “apadrinhado”.

Os sonhos são concretizados a 6 de janeiro, altura em que os presentes são distribuídos pelos cerca de 100 utentes das quatro instituições que participam na “Árvore dos Sonhos de Natal” de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+