Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD pede audição urgente de Centeno sobre novo regime das parcerias público-privadas

06 dez, 2019 - 16:36 • João Pedro Barros com Lusa

Requerimento à comissão de orçamento e finanças da Assembleia da República fala em “aumento da discricionariedade” e em barreiras ao “escrutínio público”.

A+ / A-

O PSD requereu esta sexta-feira a audição urgente do ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, no Parlamento, para prestar esclarecimentos sobre as "profundas alterações" ao regime das Parcerias Público-Privadas (PPP), que "parecem evidenciar" uma "diminuição da transparência".

De acordo com o requerimento, o diploma publicado na quarta-feira passada "introduz profundas alterações" ao regime das PPP, que "suscitam grandes preocupações".

"Desde logo porque parecem evidenciar uma diminuição da transparência e um aumento da discricionariedade na constituição das parcerias público-privadas, dificultando o respetivo escrutínio público", argumenta-se, no documento.

Em declarações à Lusa, o primeiro subscritor do requerimento, o vice-presidente da bancada do PSD Afonso Oliveira afirmou esperar que a audição solicitada seja "aprovada na próxima reunião da comissão" parlamentar de Orçamento e Finanças e que o ministro Mário Centeno possa ir ao Parlamento "com muita urgência".

"A preocupação que temos é que o Ministério das Finanças perde competências a este nível, queremos perceber porquê, temos muitas dúvidas sobre o objetivo desta alteração legislativa", disse.

O diploma em causa foi publicado na quarta-feira em Diário da República e altera o Código dos Contratos Públicos e o decreto-lei de 2012 que "disciplina a intervenção do Estado na definição, conceção, preparação, concurso, adjudicação, alteração, fiscalização e acompanhamento global das parcerias público-privadas".

Entre outras mudanças, o diploma transfere para o Conselho de Ministros a competência de decidir em matéria de parcerias público-privadas, anteriormente tomadas por despacho da tutela.

Na quinta-feira, em projeto de resolução a que a Lusa teve acesso, o Iniciativa Liberal já pedia que o Governo recuasse no diploma e voltasse a tornar obrigatória a análise custo-benefício para a sua concessão, tal como previa a anterior lei.

Para os deputados do PSD, entre as alterações aprovadas "aparenta existir uma redução da intervenção e do poder de decisão do ministro das Finanças em todo o processo de constituição de parcerias, face à legislação que vigorou até ao momento", o que "constitui também motivo de apreensão".

O deputado advertiu que "no passado, sempre que houve menos intervenção do ministério das Finanças, houve graves problemas com as PPP".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+