Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Já se paga para respirar ar puro na Índia

06 dez, 2019 - 09:20

Nova Deli tem atingido valores recorde de poluição. O cenário abriu caminho para o negócio: há um bar onde, por cerca de cinco euros, pode respirar oxigénio com aromas.

A+ / A-

Na capital da Índia, em Nova Deli, há uma loja onde pode respirar oxigénio puro por 15 minutos. Os clientes sentam-se, colocam tubos no nariz e podem inalar aromas de lavanda, limão ou hortelã. No fim, pagam até cinco euros e meio.

De acordo com a revista brasileira "Exame", o negócio abriu portas em maio deste ano, num centro comercial da cidade.

À publicação, o proprietário do espaço, Aryavir Kumar, disse não ter tido ainda lucro com o negócio, mas planeia abrir outros bares semelhantes no aeroporto de Nova Deli e nas cidades de Mumbai e Bangalore.

Uma das utentes do espaço, Lisa Dwivedi, uma ucraniana que vive na cidade, explica que foi ao bar porque não aguentava mais a comichão nos olhos e garganta irritada.

“Não sei se é psicológico, mas me sinto bem ao saber que estou a inalar oxigénio puro, mesmo que por apenas 15 minutos”, jsutificou.

Recentemente, a capital indiana foi colocada em estado de emergência de saúde pública e mais de 30 voos foram cancelados ou desviados devido ao intenso nevoeiro. Os hospitais da cidade reportaram um aumento do número de pacientes que são diagnosticados com problemas respiratórios, infeções e ardor nos olhos.

De acordo com a agência Reuters, a poluição em Nova Deli atingiu níveis equivalentes ao consumo diário de 50 cigarros

"É sufocante”. Poluição em Nova Deli atinge níveis iguais ao consumo de 50 cigarros por dia
"É sufocante”. Poluição em Nova Deli atinge níveis iguais ao consumo de 50 cigarros por dia
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+