Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greta em Madrid. "Não é sustentável continuarmos a faltar às aulas"

06 dez, 2019 - 17:44 • Redação

Ativista sueca discursou na capital espanhola e, apesar de reconhecer que o tema do clima tem estado no centro do debate, não tem dúvidas de que "a crise climática continua a ser ignorada por quem está no poder".

A+ / A-

A jovem ativista sueca, Greta Thunberg, que saiu esta madrugada da estação de Santa Apolónia, em Lisboa, com destino a Madrid, já chegou à capital espanhola, onde participou, na tarde desta sexta-feira, numa conferência de imprensa que decorreu na Casa Encendida, à margem da COP25.

A principal mensagem deste discurso, que antecedeu uma manifestação do movimento iniciado pela própria ativista intitulado de “Fridays for Future” - em português, sextas-feiras pelo clima -, foi a esperança “com todo o coração” que algo de concreto resulte desta que é a 25.ª Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

A sueca, de 16 anos, reafirmou que são “os responsáveis políticos que têm de atuar” e fazendo um balanço deste último ano de protestos, chega à conclusão que “de um certo ponto de vista, ainda não conseguimos nada”.

“Penso que temos conseguido consciencializar as pessoas e que se tem formado uma opinião. É um passo, mas as emissões continuam a aumentar, pelo que não há nenhuma vitória."

Acompanhada por jovens, alguns que se tornaram ativistas inspirados pelo seu exemplo, Thunberg alertou para o facto de que "as emissões de CO2 não estão a reduzir, em 2019 vão subir". E é peremptória na exigência: "Queremos ver ações reais, que ainda não aconteceram.”

Refletindo sobre o movimento que lançou, em agosto de 2018 e que propõe a estudantes de todo o mundo que, às sextas-feiras, façam greve às aulas pelo clima, assume que apesar de terem posto o tema no centro da esfera pública, ainda nada aconteceu, e alerta para a insustentabilidade dos jovens continuarem a faltar às aulas.

“A crise climática continua a ser ignorada por quem está no poder. Esta não é uma solução sustentável, que as crianças não vão às aulas, não podemos continuar assim. Nós não queremos continuar. Gostávamos muito que quem está no poder fizesse alguma coisa, porque as pessoas estão a sofrer e a morrer devido à emergência climática e não podemos esperar mais”.

Greta Thunberg participará, na próxima segunda-feira, em Madrid, no evento “Crianças e jovens perante as Alterações Climáticas”, acompanhada da ministra da Educação espanhola, Isabel Celaá, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e a diretora executiva da UNICEF, Henrietta H. Fore.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+