Tempo
|
A+ / A-

“Se a Igreja é um hospital de campanha, os refugiados são os feridos”, diz Papa

05 dez, 2019 - 18:59 • Filipe d'Avillez

Francisco mostrou-se chocado com algumas das práticas em relação aos refugiados, nomeadamente a prática de separar pais dos seus filhos. “Faz-me lembrar o Rei Herodes”.

A+ / A-

O Papa Francisco diz que se a Igreja é um hospital de campanha, então os refugiados são os feridos que precisam de atenção.

Numa conversa à porta fechada com os jesuítas da Tailândia em novembro, cuja transcrição apenas agora foi divulgada, Francisco foi questionado sobre o problema dos refugiados e recorreu à imagem da Igreja enquanto hospital de campanha, que usou logo no início do seu pontificado.

“A tradição cristã tem uma rica experiência evangélica de lidar com o problema dos refugiados. Recordamos também a importância de acolher os estrangeiros, como nos ensina o Antigo Testamento”, disse Francisco, concluindo que “se a Igreja é um hospital de Campanha, então este é um dos campos em que existem mais feridos. São estes hospitais que mais precisam de nós”.

Segundo Francisco, o drama dos refugiados é mesmo um assunto teológico e o Papa recordou o facto de o Serviço Jesuíta aos Refugiados ter sido fundado pelo líder da ordem religiosa, precisamente em Banguecoque, nas vésperas de um AVC que o deixou incapaz de continuar a governar. Pedro Arrupe tornou-se mesmo o primeiro superior dos jesuítas a resignar ao cargo.

“O fenómeno dos refugiados sempre existiu, mas hoje tornou-se mais bem conhecido por causa das diferenças sociais, a fome, as tensões políticas e sobretudo a guerra. Por essas razões estão a intensificar-se os movimentos migratórios. E que resposta é que o mundo dá? A política do descarte. Os refugiados são tratados como lixo. O Mediterrâneo foi transformado num cemitério”, diz.

O Papa deu depois alguns exemplos práticos que o chocam. “A crueldade conhecida de alguns centros de detenção na Líbia toca-me o coração. Aqui na Ásia todos conhecemos o problema dos rohingya. Admito que algumas das narrativas sobre fronteiras que ouço aqui na Europa me chocam. O populismo está a ganhar influência. Noutros sítios até existem muros que separam os filhos dos seus pais. Faz-me lembrar o Rei Herodes”, afirma Francisco, lamentando ainda que esses mesmos muros não sirvam para impedir o tráfico de droga.

Durante esta conversa o Papa foi ainda questionado sobre como tem sido recebida a sua encíclica Laudato Si’, sobre o clima, afirmando os jovens são os que têm reagido melhor. “Hoje os jovens compreendem que a sobrevivência do planeta é um assunto fundamental. Eles entendem o Laudato Si’ com os seus corações. É uma promessa para o futuro.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+