Tempo
|
A+ / A-

​Operação Marquês. Início do debate instrutório adiado para março

05 dez, 2019 - 17:55 • Lusa

Debate que conclui instrução - fase em que será decidido se processo avança ou não para julgamento - tinha início marcado para janeiro de 2020, mas foi adiado pelo juiz Ivo Rosa.

A+ / A-

O início do debate instrutório da Operação Marquês, que estava previsto para o fim de janeiro de 2020, foi adiado para quatro de março do próximo ano, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo adiantou à Lusa a mesma fonte, o debate instrutório vai realizar-se nos dias quatro, cinco, seis e nove de março e, caso venha a ser necessário, poderá prolongar-se pelos dias 11, 12 e 13 do mesmo mês.

Ivo Rosa, juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, justificou o adiamento do debate instrutório - sessão que finaliza a fase de instrução - com o facto de faltarem ainda cumprir diligências no processo Operação Marquês.

A fonte indicou que algumas dessas diligências relacionam-se com pedidos formulados pela defesa dos arguidos e também com documentos que foram solicitados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ao notificar as partes deste adiamento, o juiz refere ainda que a "falta de tempo razoável" para os intervenientes processuais se pronunciarem sobre os documentos a analisar motivam o adiamento da data do início do debate instrutório.

A fase de inquirição de testemunhas do processo ficou concluída na última quarta-feira, faltando, contudo, o arguido José Pinto de Sousa, primo de José Sócrates, ser interrogado, em diligência marcada para 21 de janeiro de 2020.

O processo Operação Marquês, cujo principal arguido é o antigo primeiro-ministro José Sócrates, teve início há mais de cinco anos e conta com 28 arguidos que, globalmente, estão acusados de 188 crimes económico-financeiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+