Tempo
|
A+ / A-

Smalling e Lukaku reagem a manchete de jornal italiano. "Burra" e "altamente insensível"

05 dez, 2019 - 17:23 • Redação

Os dois protagonistas da manchete alegadamente racista do "Corriere dello Sport" pedem aos editores que tenham consciência do poder das palavras.

A+ / A-

Chris Smalling e Romelu Lukaku, os protagonistas da manchete alegadamente racista do "Corriere dello Sport", a lançar o jogo entre Inter de Milão e AS Roma, reagiram com desagrado à publicação.

"O que ocorreu esta manhã foi errado e altamente insensível", escreveu o central da Roma, no Twitter. Smalling espera "que os editores envolvidos na publicação desta manchete assumam responsabilidade e percebam o poder e o impacto que as suas palavras têm".

O internacional inglês agradeceu, ainda, à Roma pelo apoio.

Já Lukaku foi mais cortante e escreveu, também no Twitter, que o "Corriere dello Sport" devia "fazer um trabalho melhor".

"Em vez de se focar numa batalha entre duas equipas, o 'Corriere dello Sport' criou a manchete mais burra que vi na minha carreira. Continuam a deitar achas para a fogueira da negatividade e do racismo, em vez de falarem do belo jogo que será jogado no San Siro, entre dois grandes clubes. A educação é fundamental", atirou.

O avançado belga do Inter de Milão também agradeceu aos fãs pelo apoio e pediu que as atenções se virassem para o jogo.

O "Corriere dello Sport" está recebeu acusações de racismo devido à manchete desta quinta-feira. O título, "Black Friday" ("Sexta-feira Negra"), relacionava-se com o jogo da próxima sexta-feira, entre Inter de Milão e Roma, com os jogadores Romelu Lukaku e Chris Smalling, ambos negros ("black"), em capa.

Os dois jogadores foram colegas de equipa no Manchester United na última temporada e serão rivais no próximo duelo das respetivas equipas da Serie A, motivo de destaque para o jornal italiano.

Embora a Roma e o Inter de Milão, além de outros clubes italianos, como o AC Milan, tenham criticado a publicação, o "Corriere dello Sport" rejeitou as acusações de racismo, criticou as redes sociais e falou em "elogio e orgulho na diferença".

"Plataformas digitais são caixotes do lixo cheios de indignação barata. Estes exércitos enchem a internet para limpar as suas almas. Tendo identificado racismo no momento, com o teclado sentem-se melhores pessoas. Branco, preto ou amarelo, ignorar a diferença é o típico obstáculo macroscópico do racismo. 'Black Friday', para aqueles que querem e conseguem perceber, é um elogio à diferença, o orgulho na diferença".

[notícia atualizada às 17h48]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+