Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornal italiano acusado de manchete racista

05 dez, 2019 - 11:00 • Redação

"Corriere dello Sport" relacionou a "Black Friday" com os jogadores Lukaku e Smalling, no âmbito do jogo de próxima sexta-feira, entre Inter de Milão e Roma.

A+ / A-

O jornal italiano "Corriere dello Sport" está a receber acusações de racismo devido à manchete "Black Friday", relacionada com o jogo da próxima sexta-feira, entre Inter de Milão e Roma, e os jogadores Romelu Lukaku e Chris Smalling.

Os dois jogadores foram colegas de equipa no Manchester United na última temporada e serão rivais no próximo duelo das respetivas equipas da Serie A, motivo de destaque para o jornal italiano.

O trocadilho com o dia em que várias lojas fazem promoções não caiu bem e os próprios clubes já reagiram nas redes sociais. O Inter de Milão diz que "o futebol é paixão, cultura e irmandade. Estaremos sempre contra todas as formas de descriminação". Já a Roma reagiu com sátira.

O AC Milan, rival do Inter, também já mostrou o seu descontentamento com o jornal: "É inaceitável ver ignorância tão casual sobre racismo. Não ficaremos calados sobre este assunto".

Entretanto, o "Corriere dello Sport" já recusou as acusações de racismo, critica as redes sociais e fala em "elogio e orgulho na diferença".

"Plataformas digitais são caixotes do lixo cheios de indignação barata. Estes exércitos enchem a internet para limpar as suas almas. Tendo identificado racismo no momento, com o teclado sentem-se melhores pessoas. Branco, preto ou amarelo, ignorar a diferença é o típico obstáculo macroscópico do racismo. 'Black Friday', para aqueles que querem e conseguem perceber, é um elogio à diferença, o orgulho na diferença".

A manchete surge numa altura em que o futebol italiano tem sido marcado por várias situações de racismo, com Lukaku e Balotelli como os mais visados.

Lukaku chegou ao Inter esta temporada e tem sido uma das figuras da equipa de Milão, com 10 golos apontados no campeonato. Já Smalling foi reforço para Paulo Fonseca no último dia de mercado e tem-se afirmado como titular na defesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+