Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Restos de café? Ford vai usá-los para criar peças automóveis

05 dez, 2019 - 09:39 • Redação

Estas peças mais amigas do ambiente são também mais leves e uma alternativa ao uso do plástico.

A+ / A-

A marca de automóveis Ford vai começar, ainda este ano, a utilizar restos de café na produção de peças para alguns dos veículos que fabrica.

A multinacional norte-americana procura transformar a casca de café, que é habitualmente desperdiçada, num bioplástico resistente e suficientemente maleável para produzir algumas peças automóveis.

O novo método começou a ser aplicado na produção do invólucro plástico de alguns faróis.

Para acelerar o processo de implementação, a marca avançou com uma parceria com a cadeia de fast food norte-americana, McDonald's.

O objetivo da iniciativa não se limita, porém, à redução do impacto ambiental, mas terá também vantagens práticas, uma vez que as peças produzidas com este método podem ser até 20% mais leves que as convencionais.

Os testes iniciais permitiram, ainda, comprovar que os restos do café têm características únicas, favoráveis ao contacto com altas temperaturas, o que permitirá à Ford poupar até 25% da energia usada durante a produção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+