Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal foi dos países da OCDE onde a carga fiscal mais subiu em 53 anos

05 dez, 2019 - 10:24 • Redação

A subida de 19,7 pontos percentuais em 53 anos é a terceira mais alta da OCDE. Só a Grécia e Espanha tiveram aumentos superiores.

A+ / A-

Em Portugal, o peso dos impostos e das contribuições sociais subiu de 15,7% em 1965 para 35,4% em 2018, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O aumento da despesa social e contenção do défice orçamental explicam o aumento, que se verificou na esmagadora dos países que compõem a organização, escreve o “Negócios”.

A subida de 19,7 pontos percentuais em 53 anos é a terceira mais alta da OCDE. Só a Grécia e Espanha tiveram aumentos superiores.

Esta é uma das conclusões da atualização que a organização faz ao seu relatório de receitas fiscais, que apresenta dados desde 1965 para alguns países.

A subida é uma tendência na maioria dos países da OCDE. A única exceção é a Irlanda, que é o único país que tinha em 2018 uma carga fiscal inferior à verificada em 1965.

Na média da OCDE, a carga fiscal (que considera o peso das receitas com impostos e contribuições sociais no PIB) subiu 9,3 pontos percentuais em 53 anos, de 24,9% para 34,2%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+