Tempo
|
A+ / A-

"​Linha de apoio Greta Thunberg, para adultos zangados com uma criança"

27 set, 2019 - 03:06 • Redação

Vídeo satírico mostra como seria um "call center" onde são recebidas chamadas de homens e mulheres que ficam irritados com a ação da jovem sueca.

A+ / A-

O humorista australiano Mark Humphries criou um vídeo satírico sobre uma linha de apoio a adultos que estão zangados com a jovem ativista ambiental Greta Thunberg.

O conteúdo saído da mente de Mark Humphries mostra um "call center" onde são recebidas chamadas de homens e mulheres que ficam irritados por uma menina sueca, de 16 anos, estar a tentar salvar o planeta.

“Olá, eu sou um homem de meia idade com um problema embaraçoso. Eu fico zangado, de forma irracional, com uma rapariga sueca que tentar salvar o mundo. Felizmente, agora há um número para onde posso ligar”, desabafa um dos atores no início do vídeo satírico.

Durante dois minutos e 20 segundos, pessoas zangadas com Greta Thunberg e alguns negacionistas das alterações climáticas vão contando as suas irritações.

“Ela faz com que o fim do mundo pareça o fim do mundo”, refere um dos clientes da linha que não existe.

“Se ela está tão preocupada com as energias renováveis, porque é que ela não usa um boné com painéis fotovoltaicos e uma ventoinha na frente”, pergunta outro.

A “Linha de Ajuda Greta Thunberg”, tem como lema: “porque em relação a alterações climáticas, todos sabemos que ela é o verdadeiro problema”.

Greta Thunberg, que esta semana proferiu um discurso emocionado na Cimeira da Ação Climática das Nações Unidas, onde criticou a inação dos líderes mundiais, já partilhou o vídeo satírico no Twitter. “Aguentem-se aí! Há ajuda disponível”, escreveu a jovem.

O vídeo satírico foi criado depois de vários adultos, com destaque para o Presidente norte-americano, Donald Trump, terem atacado a jovem ativista nas redes sociais e até num painel de comentadores da estação de televisão Fox News, em que foi apelidada de “doente mental”.

Thunberg perplexa com adultos que a atacam e fomentam o ódio

Na quarta-feira, a jovem sueca tinha declarado a sua perplexidade pelos ataques de quem tem sido alvo por parte de adultos, fomentadores de ódio, que recorrem “a todo o tipo de mentiras e teorias de conspiração”.

Na sua página na rede social Facebook, Thunberg escreveu que os atacantes “parece que atravessam todas as marcas para desviarem as atenções, uma vez que estão desesperados em impedir que se fale da crise climática e ecológica”.

A jovem sueca, que teceu fortíssimas críticas aos dirigentes mundiais, na assembleia geral da Organização das Nações Unidas pela passividade política na resposta ao aquecimento global, criticou os “fomentadores de ódio”, que estão “mais ativos do que nunca”.

No seu caso, Thunberg detalhou: “Criticam-me, a minha aparência, a minha roupa, o meu comportamento e a minha diferença”.

Ora, contrapôs, “ser diferente não é uma doença e a ciência não é uma opinião – são factos”.

De forma direta, considerou: “Honestamente, não percebo porque é que há adultos que escolhem passar o seu tempo a gozar e ameaçar crianças e adolescentes, por promoverem, a ciência, quando poderiam estar a fazer alguma coisa boa, em vez disso. Acho que eles simplesmente sentem-se ameaçados por nós”.

A sua mensagem terminou com um apelo à participação nas várias ações da greve climática mundial previstas para sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+