Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Extrema-direita

Google associa número de telefone do PNR à SOS Racismo

01 dez, 2019 - 19:09

Associação denuncia "situação gravíssima" e vai apresentar queixa ao Ministério Público.

A+ / A-

O número de telefone do PNR apareceu no Google como sendo o contacto da SOS Racismo, denunciou este domingo a associação, adiantando que já pediu explicações à empresa e que vai apresentar queixa ao Ministério Público. “Esta situação é gravíssima, e a SOS Racismo tudo fará para que a informação verdadeira seja reposta no Google, e para que os responsáveis sejam identificados e punidos”, refere a associação num comunicado divulgado através da rede social Facebook.

“Soubemos isto ontem [sábado] ao final do dia, tentámos logo corrigir o número de telemóvel, retirando-o. Durante o dia de hoje temos tentado resolver a questão junto da Google, perguntando se é possível fornecerem-nos os dados de quem é que colocou lá aquele telemóvel”, afirmou o responsável Nuno Silva, acrescentando que, na segunda-feira, a associação irá formalizar uma queixa ao Ministério Público.

Apesar de a situação já ter sido corrigida, Nuno Silva sublinha que é preciso perceber o que aconteceu. “Falta perceber como é que aquele telemóvel foi lá parar. Se foi uma brincadeira de mau gosto, se foi intencional, se foi um erro. Vamos ver se a Google nos responde e vamos apresentar queixa no Ministério Público para depois fazerem a investigação que entenderem necessária”, explicou.

O erro foi reportado à SOS Racismo por uma mulher que tentou, durante várias semanas, contactar a associação, mas cujas chamadas telefónicas iam sendo atendidas por pessoas do ultranacionalista Partido Nacional Renovador, de extrema-direita.

“Uma senhora encontrou-se com um dos elementos do SOS e questionou o facto de não conseguir entrar em contacto connosco por telefone. Tinha tentado várias vezes e respondiam-lhe sempre do PNR”, contou o responsável da associação de luta contra o racismo, adiantando que o número em causa tinha sido encontrado através do motor de pesquisa Google. “Fomos confirmar e, de facto, colocando a designação SOS Racismo no Google, a informação que aparecia era referente à morada da sede, que estava correta, e depois constava um telemóvel que não é o da associação”, adiantou Nuno Silva.

Uma pesquisa em alguns sites e “na própria página do PNR” levou os dirigentes da associação a confirmar que o número de telemóvel que surgia associado à SOS Racismo “está atribuído a esse partido”.

Embora tenha admitido não saber há quanto tempo a situação se mantinha, Nuno Silva adiantou que seria “há pelo menos algumas semanas”, a avaliar pela altura em que foi feito o contacto pela pessoa que denunciou o caso. “Solicitámos à Google que os elementos fossem retificados – já foram –, mas não sabemos quantas pessoas terão telefonado para o PNR julgando estar a ligar para o SOS Racismo”, lamentou, pedindo a quem o fez para falar “agora diretamente” com a associação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+