Tempo
|
A+ / A-

Escola de Famílias. "Somos todos aprendizes"

30 nov, 2019 - 11:08 • Isabel Pacheco

Pastoral Familiar de Braga está a promover um ciclo de conferências para debater as atuais “inquietações familiares”. A próxima sessão está marcada para domingo, 1 de dezembro.

A+ / A-

O nome “escola” pode enganar. É que na iniciativa promovida pelo departamento de Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga não há professores nem alunos. Trata-se de um ciclo de conferências em que o objetivo é “a troca de experiências”.

“Uma família nunca sabe tudo”, explica à Renascença Rosa Maria, que partilha com o marido, Amândio Cruz, a coordenação do departamento. “Não ensinamos nada. Não é essa a pretensão. Somos todos aprendizes”, garante.

Rosa conta que, em cada sessão, “há sempre um entendido da matéria, que vai apresentando ideias que são válidas mais para uns e, talvez, não tanto para outros. Mas, quando ouvimos outras experiências enriquecemos”.

No fundo, acrescenta Amândio Cruz, a ‘Escola de Famílias’ quer trazer a debate as “inquietações” que todas as famílias sentem nos dias de hoje, desde a educação à vida em casal.

A 16 de fevereiro, por exemplo, vai discutir-se “a vida em casal”. E o último dia de “aulas”, a 29 de março, será dedicado às redes sociais e ao seu impacto na vida familiar.

“Este tema será abordado à luz da sociologia. No fundo, a sociedade está voltada para as tecnologias e também é preciso saber trabalhar e conviver muito bem com elas”, alerta Amândio Cruz. Rosa acrescenta que este era um tema que “não podia faltar”, porque “a sociedade está cada vez mais online e, ao mesmo tempo, há cada vez mais solidão”, lamenta.

A ‘Escola de Famílias’ arrancou no dia 20 de outubro e prossegue no domingo, dia 1 de dezembro, das 15h30 às 17h30, no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+