Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chamavam-lhe o "senhor Fórmula 1". Morreu Domingos Piedade

30 nov, 2019 - 13:59

Tinha 75 anos e lutava contra um cancro há dois.

A+ / A-

Domingos Piedade, o "Senhor Fórmula 1", morreu neste sábado, aos 75 anos. Antigo manager, diretor desportivo e comentador, trabalhou com marcas de topo e pilotos de renome daquela modalidade.

Acabou por sucumbir ao cancro do pulmão contra o qual lutava há dois anos. A notícia é avançada no Facebook pelo amigo e jornalista João Carlos Costa.


Domingos Piedade estudou na Alemanha e falava várias línguas, pelo que foi com facilidade que se integrou no ambiente multinacional da Fórmula 1. Entrou neste mundo através da AMG – hoje marca da Mercedes, mas à época uma empresa independente que Domingos Piedade tinha entre os seus clientes pilotos que pretendiam melhorar as capacidades dos carros com que competiam.

Orientou as carreiras de Emerson Fittipaldi e Michele Alboreto, tornou-se amigo pessoal de Nelson Piquet, Ayrton Senna (de quem foi amigo próximo) e de Michael Schumacher (dizia-se, aliás, que era o português que melhor conheceu o piloto alemão).

Domingos Piedade acompanhou ainda, de perto, a compra da AMG pela Mercedes, tendo ficado ao serviço desta empresa durante algum tempo, assumindo a vice-presidência da empresa na Alemanha.

Voltou a Portugal anos mais tarde, depois do casamento com Ana Paula Reis, um dos rostos da RTP na altura.

Por cá, manteve-se ligado ao comentário da Fórmula 1 e do desporto automóvel e foi convidado para presidente do Autódromo do Estoril durante o Governo liderado por Durão Barroso. Durante anos foi, igualmente, colaborador da Renascença no programa "Especial de Corrida".

Devido à doença que o assolava, estava afastado da vida pública há uns anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Trindade
    30 nov, 2019 Cahoeiras 16:56
    Sentidos pesâmes a toda a familia,Descansa em paz Domingos.

Destaques V+