Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais 60 mil casos de diabetes em Portugal todos os anos

29 nov, 2019 - 18:30 • Lusa

Número de portugueses diagnosticados com a doença está acima da média dos 36 países da OCDE.

A+ / A-

Portugal regista entre 60 mil a 70 mil novos casos de diabetes todos os anos - a maioria do tipo II - e cerca de 8% da população está registada como tendo a doença, afirmou esta sexta-feira a diretora do Programa Nacional para a Diabetes.

De acordo com Sónia Duval, Portugal apresenta uma prevalência desta doença acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), contribuindo para essa realidade fenómenos como o sedentarismo, alguns hábitos alimentares e o excesso de peso da população.

Na apresentação dos dados estatísticos que irão constar do Relatório do Programa Nacional para a Diabetes, que será divulgado até final do ano, a diretora indicou que a prevalência da diabetes em Portugal é de 9,9% contra 6,4% de média da OCDE.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, acrescentou que a percentagem de mortes por diabetes em Portugal tem vindo a descer, mas a admissão hospitalar devido a esta doença tem aumentado.

Como realçado na apresentação, o verdadeiro problema das diabetes está nas complicações e consequências desta doença que pode provocar a cegueira, doenças renais, enfartes, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e amputações de membros.

Os dois responsáveis alertaram para a importância das ações e campanhas de educação e saúde, tendo Sónia Duval referido que a informação e a literacia sobre o assunto devem começar nas escolas ou até na gravidez, junto da mãe e da família da futura criança.

Relativamente aos hábitos alimentares dos portugueses, a diretora salientou que é positivo que haja o hábito de comer fruta, mas apontou para o défice no consumo de vegetais, associado a outros erros alimentares que conduzem à obesidade e ao excesso de peso da população em geral.

Quanto à doença propriamente dita, a diretora do Programa Nacional da Diabetes notou que 90% dos casos em Portugal são de diabetes tipo II, ou seja, aquela que atinge sobretudo uma faixa etária acima dos 40 anos de idade.

O relatório do Programa Nacional para a Diabetes - segundo Sónia Duval - está muito perto de estar concluído, sendo os custos da diabetes em Portugal, nomeadamente do internamento, um dos pontos que falta terminar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 30 nov, 2019 11:15
    Sao duas raparigas da mesma idade"devem ter a mesma quantidade de diabetes!

Destaques V+