Tempo
|
A+ / A-

Crimeia já é parte da Rússia nas aplicações da Apple

28 nov, 2019 - 17:19 • Redação

A partir desta semana, cidades da península da Crimeia passam a constar como pertencentes à Rússia em aplicações da marca norte-americana.

A+ / A-

A multinacional norte-americana Apple decidiu atualizar as suas aplicações de mapas e meteorologia para colocar a Crimeia como parte da Rússia.

A alteração foi contestada pela Ucrânia. O Governo de Kiev acusa a empresa de aceitar, tacitamente, a anexação efetuada em 2014.

Os utilizadores da marca denunciaram esta situação nas redes sociais, demonstrando que a Crimeia figura agora na lista de localizações russas, uma decisão que a Apple e outras empresas de tecnologia têm vindo a resistir.

Na imagem do mapa, os utilizadores visualizam uma fronteira entre a Ucrânia e a Crimeia, mas que aparenta desaparecer quando se afasta a perspetiva.

Esta quarta-feira, o parlamento russo informou, em comunicado, que tinha conseguido que a empresa colocasse Simferopol, Sevastopol e outras localizações da Crimeia como território nacional, apelidando as definições anteriores como “imprecisões”.

Esta alteração levou o ministro ucraniano das Relações Internacionais a reagir, publicamente, via Twitter, acusando a empresa de ser “ignorante”.

Esta não é a primeira vez que a Apple está debaixo de fogo devido a questões geopolíticas. Em outubro, a empresa removeu a bandeira de Taiwan em formato emoji do teclado dos utilizadores de Hong Kong, onde estão a decorrer, há vários meses, protestos contra a influência chinesa e o poder político do país.

Apesar de tudo, a marca criada por Steve Jobs aguentou mais tempo do que algumas das suas rivais. A Google, ainda no ano de 2014, atualizou os seus mapas, separando a Crimeia da Ucrânia.
O órgão de comunicação britânico BBC já tinha avançado que a Rússia estaria em conversações com a Apple para que esta alteração fosse efetuada, contudo, não é público o que terá feito a empresa norte-americana ceder.

A Rússia bloqueou o acesso ao LinkedIn, mas tem evitado impor restrições a redes sociais de maior dimensão, como o Facebook.

Moscovo tem atacado fortemente os protestos contra a anexação da Crimeia, apelidando-os de perigos para a segurança nacional e iniciando acusações criminais contra os críticos.

A Crimeia está sob controlo russo desde 2014. Moscovo tem efetuado diversos avanços para que se complete esta integração, nomeadamente, construindo infraestruturas que ligam o país à península.

Putin inaugura ligação direta à Crimeia. Está selada a anexação?
Putin inaugura ligação direta à Crimeia.Está selada a anexação? (vídeo publicado a 15 de maio de 2018)

O Presidente russo, Vladimir Putin, argumenta que os habitantes da Crimeia votaram para esta separação da Ucrânia, ignorando o facto de, em simultâneo, ter estado a decorrer um ataque armado a esta região.

A maior parte dos membros das Nações Unidas continua sem reconhecer esta anexação. Os Estados Unidos e a União Europeia sancionaram mesmo a Rússia, em 2014, devido a esta decisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+