Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Escorregar no minuto noventa

28 nov, 2019 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Na ressaca de uma noite que foi certamente mal dormida, aponta-se o dedo a Bruno Lage, e ao laboratório de experiências que nesta temporada decidiu instalar no campo encarnado.

Tal como o River Plate já se imaginava campeão sul-americano quando, no sábado passado, o jogo com o Flamengo chegava ao minuto 89, tivemos ontem a segunda edição deste “fenómeno” na Alemanha, quando o Benfica, exatamente à mesma hora, já se considerava instalado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus.

Só que, faltavam ainda nove minutos para poder cantar vitória sobre a equipa do Leipzig e a equipa benfiquista já dava mostras de, como diz o povo, “não aguentar com uma gata pelo rabo”. E aí, a força dos panzers gritou mais alto, acabando por silenciar a plateia encarnada, em pequeno número, mas vibrante até quase ao fim.

No entanto, não foi apenas por este jogo e por este resultado que o Benfica não conseguiu recuperar o prestígio que já teve na Liga dos Campeões Europeus. Os quatro jogos anteriormente disputados haviam rendido o escasso pecúlio de três pontos, resultantes de uma vitória épica sobre os franceses do Lyon, em circunstâncias ridículas que ainda hoje se recordam, mas vencer o jogo de ontem permitiria ver por mais quinze dias uma luz ao fundo do túnel, luz que agora se apagou, definitivamente, por este ano.

E veremos na jornada final se vai ser possível, pelo menos, aceder à Liga Europa, o que, neste momento nem sequer está definitivamente garantido.

Na ressaca de uma noite que foi certamente mal dormida, aponta-se o dedo a Bruno Lage, e ao laboratório de experiências que nesta temporada decidiu instalar no campo encarnado, com resultados que deixaram bem à vista quão inoportuna foi essa ousadia do técnico.

Ontem, com os melhores em campo, ficou confirmada a asserção segundo a qual, não se inventando, há maiores possibilidades de construir vitórias e chegar ao sucesso.

Claro que o treinador do Benfica não alinha por esta ideia. Mas, em boa verdade, Bruno Lage vai ter de a adotar no futuro se quiser percorrer caminhos diferentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    28 nov, 2019 Lisboa 19:09
    Não é só o Benfica, mas todos os clubes portugueses que em termos europeus não passam de presas fáceis. Nem podia ser de outra maneira quando o dinheiro fala mais alto e os melhores jogadores jogam no estrangeiro e cá tenta tapar-se os olhos aos adeptos com declarações bombásticas para desviar atenções e com a contratação de pseudo-craques que "lá fora" aqueciam o banco de suplentes ou nem isso...
  • Maria Emília Alves S
    28 nov, 2019 Leça da Palmeira 15:07
    Caro Ribeiro Cristóvão: Em algumas ocasiões, nomeadamente quando o assunto é Cristiano ou o Benfica, a sua escrita parece-me perder objectividade. Eu aprecio os seus comentários - falados ou escritos - na maioria das vezes, ao que não é alheia a sua serenidade e a profundidade opinativa. Mas noutras ocasiões… É o caso do seu comentário de hoje - com o qual concordo, de uma maneira geral -, mas que tem escrita a seguinte frase: "…resultantes de uma vitória épica sobre os franceses do Lyon, EM CIRCUNSTÂNCIAS RIDÍCULAS que ainda hoje se recordam". Os termos utilizados, chocam frontalmente com o que escreveu após esse jogo e no qual o Ribeiro Cristóvão dizia: "…Porém, um brinde do guarda-redes lionês, Anthony Lopes, QUE PIZZI APROVEITOU DE FORMA SOBERBA, permitiu afastar todos os pesadelos,…". Ora, aproveitar de forma soberba nunca será significado de circunstâncias ridículas. Como muito bem sabe. Duas opiniões, do mesmo jornalista, tão distintas sobre o mesmo facto não são um jornalismo tão objectivo como se deseja. Cumprimentos José Rocha
  • César Augusto Saraiva
    28 nov, 2019 Maia 11:58
    Contra factos não há argumentos. Tudo bem explicado; Obrigado! Mas a 'Bola Branca' tem de promover um debate para apurar este fenómeno ou maldição (?!) de estar a ganhar por dois-zero e acabar por empatar ou mesmo perder a dois minutos do fim do jogo! Será deslumbramento negativo por parte dos jogadores, ou azar ao "2"!?... É que o mesmo já aconteceu com todos os nossos grandes clubes... Irra, que é demais!