Tempo
|
A+ / A-

Lobo ou cão? Cria congelada há 18 mil anos na Sibéria surpreende investigadores

28 nov, 2019 - 21:38 • Redação

Graças às condições térmicas da região, o cadáver manteve-se preservado até aos nossos dias. Caso se trate de um cão, o corpo poderá passar a ser o fóssil mais antigo da espécie alguma vez encontrado.

A+ / A-

Uma cria de dois meses, preservada há pelo menos 18 mil anos, foi encontrada por uma equipa de cientistas russos, perto do rio Indigirka, no nordeste da cidade de Yakutsk, na Sibéria.

Descoberto no verão de 2018, os investigadores ainda não conseguiram determinar se se trata de um cadáver de um cão ou de um lobo. Caso se confirme a primeira hipótese, poderá passar a ser o mais antigo da espécie alguma vez encontrado.

“Já temos muita informação acerca do corpo e com essa quantidade de informação era esperado que conseguíssemos dizer se é um ou outro. O facto de ainda não termos conseguido pode sugerir que pertence a uma população ancestral a ambos — a cães e lobos”, explica à CNN David Stanton, investigador do Centro de Paleogenética da Suécia.

Sabe-se apenas que se trata de um macho e que tinha dois meses quando morreu.

Graças ao “permafrost”, tipo de solo que se mantém sempre congelado e que é típico daquela região, foi possível conservar os bigodes, os dentes, as pestanas e o focinho da cria.

Apesar de se saber que os cães descendem dos lobos, ainda não se conseguiu determinar quando e onde os cães foram domesticados, refere Stanton à ABC News.

“Se acabar por se descobrir que é um dos primeiros cães vai ser muito informativo para esclarecer algumas destas dúvidas”, acrescenta.

Através da datação por carbono 14, que serviu para estudar o osso da costela da cria, os especialistas do Centro de Paleogenética da Suécia confirmaram que a cria estava congelada há pelo menos 18 mil anos.

O grupo de investigadores decidiu batizar a cria de Dogor, que significa “amigo” na língua oficial de Yakutsk, cidade siberiana onde o espécime foi encontrado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+