Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Volkswagen Passat GTE - Um lobo com pele de cordeiro

28 nov, 2019 - 15:25 • José Carlos Silva

Se há coisa que não falta ao Volkswagen Passat, é passado e experiência. Nascido em 1973, foi sendo constantemente renovado, e hoje mantém a premissa que o acompanhou: Espaço e conforto. E se por esta via cativa a família, já pelo motor apaixona o condutor.

A+ / A-

Os tempos são outros, é certo, e o Volkswagen Passat GTE embarca nos desafios do presente. Tem uma linha tão agressiva quanto sólida e compacta, e não desilude nem os clientes mais novos nem os mais conservadores.

Exterior

Na frente, a grelha divide o para-choques do capô, e opta pelo estilo tradicional, afinal de contas, uma grelha é uma grelha!

As óticas são esguias, mas não propriamente finas, o que confere um bom equilíbrio a toda a linha desta carrinha.

Na zona imediatamente abaixo do para-choques, num plano inferior, está outro conjunto plástico de cor negra, de grandes dimensões.

Na lateral, a linha de cintura é algo elevada e vincada, o que lhe dá um ar dinâmico. É impossível não reparar nos travões de cor azul que se revelam para lá das jantes.

Na traseira temos um desenho clássico onde pontua um spoiler, e o “lettering” Passat, com as letras devidamente espaçadas e ao centro a ocupar um terço da porta da mala.

Interior

Há veículos com interiores mais clean. O Volkswagen Passat não é espartano. Nada disso. O tablier em material aborrachado é feito de uma única peça. Imediatamente abaixo, ao centro e do lado do passageiro, foi desenhada uma grelha que acaba por fazer a fusão entre o exterior e o interior.

Os materiais utilizados estão de acordo com os valores que são pedidos ao comprador.

O quadrante é digital e apresenta as principais informações, GPS inclusive. Há outro ecrã digital no centro do tablier, com vários menus. De fácil utilização e de dimensões generosas.

Esta é uma carrinha que pode, de facto, ser utilizada por cinco pessoas. O espaço a bordo é agradável, tal como a iluminação que desenha frisos no interior das portas. O plafonier, de dia parece opaco e de noite debita uma luz branca suave.

Os bancos são confortáveis, e à frente, o condutor mal de apercebe da presença do cinto de segurança, que não é minimamente intrusivo.

A bagageira tem 650 litros.

Motor

Este é um bloco 1.4 a gasolina. Um bloco que por si só debita 156 cv. Mas a surpresa está no funcionamento do motor elétrico que eleva a potência para 218 cv. Este motor eléctrico, é suficiente para fazer mover, sozinho, esta carrinha de 1660 quilos. E melhor, confere-lhe uma autonomia de cerca de 50 quilómetros.

Conduzir o Volkswagen Passat é fácil. Em momento algum o condutor tem noção de estar num veículo grande. No limite, era bom que fosse um pouco mais rijo em curva. Mas o compromisso necessário com o conforto pode ter tido peso na equação. Contudo, nada que belisque o conjunto. Até porque rapidamente tudo se esquece quando se opta por conduzir em Modo GTE!

Aqui o Passat passa de cordeiro a lobo, transformando-se radicalmente. Não surpreende por isso que o construtor alemão assegure que dá 225 Km/h, e que vá do zero aos cem em apenas 7,6 segundos.

Em suma, uma carrinha para a família com um preço de 52.247 Euros (versão testada com extras), mas que pode ser também uma fonte de prazer para quem gosta de andar um pouco mais depressa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+